Afastamento por depressão Primeiramente, vamos esclarecer que o segurado com depressão poderá requerer o auxílio-doença do INSS e, em casos mais graves, solicitar a aposentadoria por invalidez. Para conseguir tanto o auxílio como a aposentadoria será necessária a realização da perícia no INSS.
Sim, a depressão pode ser causa de aposentadoria por invalidez. Em todos os casos devemos analisar se a depressão causa incapacidade para o trabalho. Assim, não basta ser diagnosticado com depressão, é necessário que a depressão cause a incapacidade.
Aposentadoria por invalidez para quem sofre de esquizofrenia O benefício só é concedido se for comprovada que a incapacidade é resultado do agravamento da enfermidade. E mesmo quem recebe a aposentadoria por invalidez deve passar pela perícia médica do INSS a cada dois anos.
As 8 Dicas de Ouro para Passar na Perícia do INSS
Como as colegas comentaram, somente em casos de invalidez permanente mediante perícia médica que é possível conseguir uma aposentadoria por invalidez. Como é um transtorno, diferentemente de uma deficiência (normalmente só causas orgânicas são premiadas) dificilmente poderá ser contemplado com tal benefício.