Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas ...
Importante papel nas respostas imunitárias do organismo. Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.
A derme contém terminações nervosas, glândulas sudoríparas e glândulas oleosas (sebáceas), folículos pilosos e vasos sanguíneos.
As glândulas são estruturas responsáveis por produzir secreções. Na pele, podemos destacar duas glândulas: as sudoríparas e as sebáceas. As glândulas sudoríparas são responsáveis por secretar o suor, uma solução aquosa que atua na regulação da temperatura.
Na maioria das partes do corpo, a epiderme tem uma espessura de aproximadamente 0,1 mm no total, embora seja consideravelmente mais fina na pele ao redor dos olhos (0.
Embora seja uma engrenagem literalmente finíssima – sua espessura vai de 0,4 a 2 milímetros abriga uma série de estruturas, como nervos, glândulas e músculos, cada qual com funções bastante especializadas. Esticada da cabeça aos pés, a pele humana cobriria uma área de até 2 metros quadrados.
Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Cada uma delas apresenta outras sub-camadas ou estratos.
Corresponde a 16% do peso corporal aproximadamente, apresenta uma superfície aproximada de 1,50m e sua espessura situa-se entre 0,5 e 4 milímetros sendo considerada impermeável, elástica e móvel, protegendo o organismo contra a perda de água e contra o atrito (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1999).
A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal. A ligação entre a derme e a hipoderme é garantida por fibras de elastina e colágeno.
Pode ter uma camada variável de tecido adiposo dependendo da região do corpo. Além da função de reservatório energético, a hipoderme apresenta a função de isolamento térmico, modelagem da superfície corporal, absorção de choques e preenchimento para a fixação de órgãos.
Nos seres humanos, podemos distinguir quatro tipos de tecidos (tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido nervoso e tecido muscular), os quais se diferenciam pela estrutura de suas células e pelo material extracelular encontrado.