A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá um salto histórico ao reconhecer a Educação Infantil como etapa essencial e estabelecer seis direitos de aprendizagem para bebês e crianças de 0 a 5 anos.
Conviver: o primeiro direito de aprendizagem e desenvolvimento. É a convivência em grupos, sejam grandes ou pequenos, com pessoas de idades diversas e com o uso de linguagens variadas, que amplia o (re)conhecimento de si mesmo e do outro.
Conheça, abaixo, cada um dos seis direitos de aprendizagem e entenda melhor como efetivá-los:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como proposta, 06 Direitos de Aprendizagem, que foram elaborados a partir de valores éticos, políticos e estéticos, representando os direitos de todas as crianças que fazem parte de uma Educação Infantil, e a maneira como elas aprendem.
Confira outras dicas da psicóloga e mestre em Educação, Fernanda Flores:
Juridicamente, ele é garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que estabelece em seu artigo 24 “o direito ao repouso e ao lazer”. ... Mais recente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16, estabelece o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”.
A BNCC atribui à brincadeira um papel essencial na educação infantil, como já sugere as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). ... A brincadeira figura nela como um dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento, ao lado do direito de conviver, participar, explorar, comunicar, conhecer-se.
O grupo define quem será o mestre, que vai comandar a brincadeira. Ele diz: “Seu mestre mandou!” Todos perguntam: “Fazer o quê?” Aí ele inventa tarefas para o grupo: pular numa perna só, buscar um lápis vermelho ou achar uma flor e levar para ele.
Neste jogo, uma pessoa (adulto ou criança) será o Mestre. Ela deve posicionar-se diante da classe e fazer alguns movimentos. Todas as demais pessoas devem imitar todos seus comportamentos. Por exemplo, se o Mestre levanta a mão direita e dá três pulinhos, todos devem fazer o mesmo.
Uma adaptação literal de "Simon Says" para smartphones, baseada em arcade, foi lançada exclusivamente no Android em 11 de julho de 2016, intitulada Simon Says Mobile . Nesta versão, os gestos corporais são substituídos por gestos móveis, ou seja , tocando, passando e inclinando.
Brincadeiras do Nordeste: pulando corda sob o sol cearense.
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos