A presença de uma epiderme queratinizada, do ponto de vista adaptativo, está diretamente relacionada à: A - preservação da vida, servindo para ataque e defesa.
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
A melanina é um pigmento biológico que dá cor à pele, pelos e olhos, desempenhando também papel protetor, pois filtra e absorve os raios ultravioleta. Esse pigmento é produzido a partir da tirosina (aminoácido) com a participação da enzima tirosinase.
A melanina é uma proteína produzida por células especializadas denominadas melanócitos e a sua principal função é promover a coloração e proteger o DNA da ação nociva da radiação solar emitida pelo Sol.
A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo.
A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.
Na pele são observadas várias estruturas anexas: os pêlos, as unhas e as glândulas. Os pêlos se originam no folículo piloso e estão distribuídos por quase todo o corpo. Têm a função de proteção, restringem a dispersão de calor.
Resposta. Os Anexos Da Epiderme - Diferenciam- se na Epiderme estruturas como estômago, tricomas , hidatódios e acúleos.
Os anexos da epiderme Diferenciam-se na epiderme estruturas como estômatos, tricomas, hidatódios e acúleos.
As plantas, assim como os animais, possuem anexos na sua epiderme. Esses anexos epidérmicos ajudam a planta na troca de gases, na eliminação do excesso de água e até em sua defesa. Estas estruturas dos vegetais podem aparecer nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares.
Os acúleos tendem a sair facilmente, enquanto os espinhos são de difícil remoção. Tanto espinhos quanto acúleos estão relacionados com a função de defesa de uma planta, evitando que ela sofra herbivoria. Além da função de proteção, os espinhos podem ajudar contra a perda excessiva de água, como é o caso das Cactaceae.