Em 2020, a agremiação promete movimentar novamente o carnaval carioca: com o enredo A Verdade Vos Fará Livre, o carnavalesco Leandro Vieira imagina como seria se Jesus Cristo retornasse nos dias de hoje, vindo do morro da Mangueira.
Publicado em 26/02/2019 - 07:35 Por Agência Brasil* - Rio de Janeiro. Com o enredo História pra Ninar Gente Grande, a Estação Primeira de Mangueira pretende contar, na Marquês de Sapucaí, a história do Brasil pela ótica dos heróis populares.
“Angenor, José e Laurindo” é o título do enredo da Estação Primeira de Mangueira, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira, para o desfile de julho de 2021, caso seja autorizado pelo poder público e autoridades sanitárias.
A Estação Primeira Mangueira – a tradicional verde e rosa do Carnaval carioca – trouxe a memória dos heróis brasileiros marginalizados para a Sapucaí, no Rio de Janeiro. Os versos do samba-enredo fazem memória a “quem foi de aço nos anos de chumbo”.
“Tem sangue retinto pisado atrás do herói emoldurado. Mulheres, tamoios, mulatos, eu quero um país que não está no retrato”, diz o samba. A letra engajada, com versos como “Na luta é que a gente se encontra”, já fez o samba ganhar corações e mentes fora da bolha do Carnaval.
Lecis e Jamelões são duas referências da Estação Primeira de Mangueira: Lecis, na letra, é uma homenagem à sambista Leci Brandão, primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira e representa todas as mulheres negras do Brasil. ... “Lecis e Jamelões” são os homens e mulheres do país “que não tá no retrato”.
Mariele: Significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Mariele é o diminutivo alemão de Maria e também uma variação francesa deste mesmo nome, que vem do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana, vidente”.
Leci fez história quando, em 1972, tornou-se a primeira mulher a integrar a ala dos compositores da Mangueira. ... Além de ter representado Luíza mahin como destaque em uma das alegorias da Mangueira, Leci é citada na letra do samba campeão: "Dos Brasis que se faz um país de Lecis, Jamelões".
Com o título “Histórias para Ninar Gente Grande”, o enredo tratava dos heróis da história brasileira esquecidos pelos livros, daqueles que não estão nos retratos, ignorados mas que tiveram grande papéis “na história que a história não conta”. ...
Começa oficialmente no dia 22 e vai até o dia 25. A Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, vem logo a seguir, em 26 de fevereiro. O Carnaval de 2020 será no fim de fevereiro. O "sábado gordo", como é chamado o sábado de Carnaval, início oficial da festa, cairá no dia 22 de fevereiro.
RIO — A grande campeã do carnaval do Rio em 2020 no Grupo Especial foi a Unidos do Viradouro, de Niterói. Em segundo lugar, ficou a Grande Rio, seguida da Mocidade, Beija-Flor, Salgueiro e Mangueira. As duas agremiações rebaixadas ao Grupo de Acesso foram a União da Ilha e a Estácio de Sá.
O atual presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira, o compositor Nelson Sargento.
Resposta