Arqueoastronomia é o conhecimento astronômico dos povos antigos. ... A Arqueoastronomia reúne esses dois campos específicos do saber - Arqueologia e Astronomia - tendo por objetivo estudar o co- nhecimento astronômico dos po- vos antigos e suas possíveis impli- cações em tais sociedades.
Deixe claro que a Arqueoastronomia se ocupa da descoberta de objetos, sinais, registros, gravuras produzidas por civilizações antigas e utilizadas para representar as observações do céu e de fenômenos astronômicos, enquanto a Etnoastronomia se ocupa da influência da Astronomia na cultura de um povo.
A arqueoastronomia desenvolveu-se com as pesquisas do astrônomo Sir Joseph Norman Lockyer, fundador da conceituada revista britânica Nature. Em 1891, ele estudou as orientações astronômicas de certos templos da Grécia clássica e das pirâmides e templos do antigo Egito.
Os povos do passado observavam e estudavam os astros no céu com a finalidade de separação do céu em menores porções que colaboram para o estudo. Também são fonte de mitos e histórias típicas de cada cultura. Além disso, eram usadas para definição de épocas de plantio, caça e pesca.
Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios.
Resposta. Na antiguidade, as constelações tinham grande importância para o desenvolvimento da agricultura. Civilizações antigas como os Maias e Astecas, e povos da Babilônia, China, Índia, Astecas, Maias representaram as constelações nas primeiras cartas celestes, em um modelo bem rústico.
1 - Porque os navegadores eram custeados pelos reis católicos da Espanha e de Portugal, e a cruz é o símbolo usado pelo catolicismo para sua expansão pelo mundo. 2 - O fim simbólico é lembrar da cruz e da história de Jesus. O uso prático é o de orientação.
As constelações são regiões da abóbada celeste onde as estrelas são ligadas por linhas imaginárias que formam figuras. Constelações são agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas ou deuses.
As principais constelações existentes são Andrômeda, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Ursa Menor, Cão Maior, Cão Menor, Pégaso, Fênix e Constelação de Órion.
As principais constelações astronômicas que existem no universo e vistas do planeta Terra são: