Qualquer número que não seja racional é irracional. É portanto um número que não pode ser escrito na forma de fração, com numerador e denominador inteiro.
numero = float(input('Digite um numero qualquer :')) if(numero // 1 == numero): print('\nNúmero inteiro ! ') else: print('\nNúmero Decimal ! ') Perceba que número 1 retorna somente a parte inteira; logo, se essa divisão retornar o próprio número então se trata de um inteiro.
Só criar uma variável int pra te auxiliar, exemplo rápido: float num; int aux; fazendo aux = num e testando if (aux==num) se forem iguais o numero digitado é inteiro.
Verifique se uma string contém números Java
util. Scanner; class Ler{ public static void main(String args[]){ Scanner dados = new Scanner(System.in); System. out. println("Digite um numero"); int z= dados.
Para receber dados do usuário, temos que usar a classe Scanner, que faz parte do pacote 'java. util'. Para isso, adicione essa linha no começo do programa: import java.
Usa o input. nextLine(); para ler a linha introduzida pelo utilizador.
Scanner scanner = new Scanner(System.in); scanner. useLocale(Locale.US); // setar o locale float number = scanner. nextFloat(); System. out.
No Java, para ler um valor do prompt de comando, nós devemos importar a classe Scanner, contida no pacote: java. util. Scanner; Na sequência, nós iremos criar uma objeto através da classe Scanner e então, conseguiremos fazer o prompt de comando ficar em modo de leitura de texto.
Para ler um item deve-se passar uma string que represanta o formato da entrada e os endereços das variáveis de destino. Essa string do formato pode possuir caracteres normais que se espera na entrada e combinações especiais usando o caractere % para representar os valores a serem lidos.
Declaração do tipo char char nome_do_char = 'a'; onde poderíamos substituir 'a' por qualquer caractere alfanumérico, caso tenhamos declarado assim. Sim, podemos declarar de outra maneira. Os caracteres podem ser representados por inteiro também.
O tipo char serve para armazenar UM, e somente UM, caractere. Para declarar, usamos a seguinte sintaxe; char nomeDaVariavel; Ao fazermos isso, estamos alocando 1 byte de memória para guardar nosso caractere.