Em geral, as palafitas são feitas de madeira, de palha ou de taipa (a taipa é um tipo de construção em que o barro é assentado sobre uma armação de galhos e ripas).
Materiais artificiais são materiais sintéticos, ou seja, sintetizados pelo homem, não sendo possível extraí-los diretamente da natureza. Alguns exemplos simples de materiais sintéticos são os plásticos, tijolos, placas solares.
Produtos artificiais são aqueles feitos em laboratório e posteriormente formulados para a produção industrial. Entre eles podemos citar corantes, conservantes e materiais sintéticos, como a grama de alguns clubes de futebol.
Material sintético é aquele que não é fabricado naturalmente, ou seja, que tem intervenção do homem são produzidos por processos químicos, esses materiais nos rodeiam o tempo todo, como; detergentes, borracha sintética ,nylon, acrílico, entre muitos outros.
Objetos artificiais são aqueles que não se encontram na natureza, produzidos por seres humanos.
Em síntese, uma definição possível seria: Material é tudo aquilo que utilizamos para construir objetos. Os objetos têm alguma função (como conter líquidos, segurar papéis, proteger algo (como as cercas que usaram no contexto etc.)
Materiais naturais Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza. Este pode apresentar-se em duas formas: Material Natural Não Manufaturado - pode ser diretamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o oferece. Material Natural Manufaturado - pode ser transformado de modo a poder ser utilizado.
- Material Natural Manufaturado - pode ser transformado de modo a poder ser utilizado. Um Material Sintético é produzido pelo homem de forma artificial. Os materiais sintéticos podem ser produzidos a partir materiais naturais ou a partir de materiais que já foram transformados pelo homem.
Matérias Naturais: pedra,seda, madeira,curtimento,roupa de algodão,couro. Matérias Sintéticos: plásticos,isopor,nylon,aço,ferro carbono.
Os materiais são classificados tecnicamente em três classes principais independentes e uma composta (ver Figura 1-1), denominadas, respectivamente: polímeros, cerâmicas, metais e compósitos. Os materiais metálicos compõem o tema central da metalurgia.
NATURAIS: são encontrados na natureza e não exigem tratamentos especiais para poderem ser usados. Exemplos: areia, madeira, pedra etc. ARTIFICIAIS: são obtidos por processos industriais. Exemplos: tijolos, telhas etc.
Os alimentos de origem vegetal, como o nome indica, são provenientes de tubérculos, raízes, folhas, flores, frutos e caules. Eles são opções saudáveis para a saúde pois contêm vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e minerais. Os vegetais podem ser consumidos frescos, cozidos ou assados.
É o estoque de produtos que são as matérias-primas usadas nos processos produtivos. Alguns exemplos simples de matéria-prima: tecidos; chapas e barras de metais; madeira; papel e papelão; couro; fios de algodão; poliéster; cimento; pedra britada; areia.
Os alimentos de origem mineral ricos em cálcio são: leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão.
Fontes de vitaminas e minerais são fundamentais para boa saúde
Encontramos sais minerais na água, nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos. Os íons sódio e o potássio, regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular.
ORIGEM ANIMAL: Porque provêm de animais (carne, peixe, ovos, leite...). ORIGEM VEGETAL: Porque provêm das plantas, dos frutos e dos vegetais que a terra cria (frutos vegetais, legumes, cereais…). ORIGEM MINERAL: Porque provêm da água e de minerais (sal e água).