Legislação de Educação a Distância. Decreto Nº. 5.
Artigo 80 da LDB Define o EaD, destacando que: O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
BRASIL. Portaria nº 2.
As bases legais da Educação a Distância no Brasil foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996), pelo Decreto n.º 2494, de 10 de fevereiro de 1998 (publicado no D.O.U.
Vários tipos de docentes: o que elabora o material didático, o tutor presencial , aquele que atua totalmente a distância. Maior possibilidade do professor ser percebido como “fonte” do conhecimento, como ocorre nas modalidades mais tradicionais do ensino presencial.
A segunda ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980; foi chamada de geração analógica e utilizou como suporte em textos impressos complementados por RECURSOS TECNOLÓGICOS AUDIOVISUAIS.
1ª geração - ocorreu quando o meio de comunicação era o texto, e a educação por correspondência. 2ª geração - foi o ensino por meio de rádio e televisão. 3ª geração - refere-se mais a invenção de uma nova modalidade de educação, em universidades abertas.
A terceira geração EAD é suportada pelas tecnologias de Informação e de Comunicação, e usa hypermedia. Isto é, emprega vários meios simultaneamente possibilitando uma leitura aleatória do material de ensino. O potencial de mudança dessas tecnologias não encontram precedentes na história da educação.
A maior característica do ensino a distância é substituir a sala de aula por um ambiente virtual de aprendizagem. Isso significa que o aluno vai estudar a partir de videoaulas e exercícios online. O requisito fundamental para aproveitar ao máximo os benefícios do EAD é uma conexão estável de internet.
Entenda um pouco melhor a diferença de perfil entre os dois alunos: No EAD, o aluno: Não está sozinho ? o aluno tem, durante maior parte do tempo, apenas um contato virtual com professores, tutores e colegas. Para isso, precisa interagir usando ferramentas de comunicação como chats, fóruns e mensagens diretas.
Confira suas características! Disciplina, organização e muita responsabilidade são algumas das características do perfil do aluno EAD. Tais virtudes têm tudo a ver com essa modalidade de ensino, que depende diretamente do esforço dos estudantes.
Esse estudante precisa ser bem disciplinado para não cair nas armadilhas que a flexibilidade pode armar aos mais desavisados. Nesse ponto, a disciplina dialoga de forma direta com a autonomia. Saber o que deseja e ter controle sobre as próprias atitudes é um passo importante para se dar bem no ensino a distância.
Cinco maneiras de como ser bom aluno EaD
A flexibilidade é uma das maiores vantagens de um curso a distância e uma das principais razões pelas quais muitos estudantes optam por essa modalidade de ensino. Com a prática constante dessa habilidade, os alunos tendem a se tornar profissionais versáteis e prontos para qualquer desafio.
O ensino EAD costuma dispor aos estudantes muito mais recursos que ele teria se apostasse no presencial. “Temos a possibilidade da utilização de recursos modernos, a exemplo de realidade aumentada, realidade mista, realidade virtual. São vantagens que a tecnologia permite a esse aluno.
Ensinar na EAD requer do professor uma postura de investigador, que tenha consciência de quão fundamental é a busca constante das melhores teorias explicativas, para que ele possa compreender o seu próprio processo de aprendizagem.
e) As competências em EAD, gerais e específicas, referem-se ao saber conhecer, saber fazer, saber ser e saber conviver e visam oferecer um quadro referencial, chamado de matriz de competências para o desenvolvimento de ações, assim como dos conteúdos que favorecem a sua aquisição ou desenvolvimento.
Passo a passo de como elaborar um programa de treinamento
Como fazer um projeto de treinamento e desenvolvimento em 5 passos
O Plano de Capacitação é um dos instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento instituída pelo Decreto nº 5.
Primeira Etapa: O Planejamento do treinamento corporativo
Plano Anual de Treinamento, ou PAT, é uma ferramenta importante para planejar o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores. O treinamento, em tese, é introduzir mecanismos de aprendizagem em curto prazo.
A PNDP é voltada para atender às seguintes finalidades: 1) melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; 2) desenvolvimento permanente do servidor público; 3) adequação das competências requeridas dos servidores aos Page 9 9 objetivos das instituições tendo como referência o ...
Competências Gerenciais são conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos diferentes níveis da organização, que resultam no que os gestores realizam ou produzem no trabalho (ZARIFIAN, 2001). ... Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional.
Dicas para elaborar o plano anual da sua escola
Conforme a reformulação do plano da Vivo, o cliente pode escolher entre dois tipos: o mensal, em que não há uma fidelidade com a empresa, e o plano anual, que, previsivelmente, conta com uma fidelidade de doze meses. Independente da duração, os planos contam com acesso ilimitado ao WhatsApp, Waze, Cabify e Moovit.
Como fazer um cronograma de treinamento certeiro em 5 passos
Como criar um bom cronograma para o meu curso on-line?