Oswaldo Cruz continuou contribuindo para a pesquisa e erradicação de doenças no Brasil. Em 1910, por exemplo, ajudou no combate a malária durante a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, em Rondônia. Também colaborou para erradicar a febre amarela no Pará e na campanha de saneamento da Amazônia.
Três dias após a morte de Oswaldo Cruz, em 14 de fevereiro de 1917, Chagas foi nomeado para a direção do Instituto de Manguinhos através de um decreto presidencial.
8 de novembro de 1934
Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador brasileiro. Dedicou-se ao estudo das doenças tropicais. Descobriu o protozoário causador da doença de Chagas, ao qual deu o nome Trypanosoma Cruzi.
O legado de Carlos Chagas Também, durante sua carreira promoveu reformas a programas de saúde pública como a higiene infantil, o combate às endemias rurais, à tuberculose, e a outras doenças. Chagas morreu em 8 de novembro de 1934, aos 55 anos.
15.
8 de novembro de 1934
Seu descobridor foi o eminente médico e cientista brasileiro Carlos Chagas, nascido em 1879. Chagas graduou-se na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro em 1903 e trabalhou com Oswaldo Cruz no Instituto de Manguinhos, RJ.
Oliveira, Minas Gerais, Brasil
Faculdade de Medicina - UFRJ1897–1902
São Luiz do Paraitinga
O aperfeiçoamento do microscópio feito por Anton van Leeuwenhoek lhe rendeu o tútulo de criador da microbiologia experimental ao constatar a existência dos microrganismos, principalmente protozoários e bactérias, através de observações em microscópios por ele mesmo construídos.
A invenção do microscópio pode ser considerada o marco inicial da Biologia Celular. Foram os holandeses Hans Janssen e Zacharias Janssen, fabricantes de óculos, que inventaram o microscópio no final do século XVI.