Considerada a primeira biblioteca da história, a Biblioteca de Nínive guardava compilações de diversos tipos de texto: cartilhas sobre o mundo natural, geografia, matemática, astrologia e medicina; manuais de exorcismo e de augúrios; códigos de leis; relatos de aventuras e textos religiosos.
Assurbanípal criou a grande Biblioteca de Nínive, com uma coletânea com obras em escrita cuneiforme, hoje responsável pela maior parte do que se sabe dos povos da Mesopotâmia.
Império Macedônico
Assurbanipal é um termo cujo primeiro constituinte, Assur, representa o nome de antiquíssima cidade, de que derivou o nome de Assíria. Na mitologia, Assur também representava o deus supremo, princípio varonil da criação.
Assur-uballit II
Assurbanipal
Resposta: Os reis mais importantes foram Sargão II, Senaqueribe e Assurbanipal, que foi o mais famoso.
O enfraquecimento dos hurritas permitiu que os assírios pudessem reconquistar sua independência, que foi liderada pelo rei assírio Assuruballit I. Com essa vitória conquistada pelos assírios, iniciou-se seu período da hegemonia na região, que se estendeu até 612 a.C.
Assur era o principal deus assírio. Os zigurates permaneceram como o centro cultural, religioso e político das cidades assírias.
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).
Társis, a cidade para onde Jonas iria, era exatamente oposta à cidade que Deus o havia mandado; foi preciso que Jonas estivesse no ventre daquele peixe, às portas da morte, para que ele decidisse seguir a voz divina e fazer a Sua vontade.
A colonização em Nínive ocorreu pela primeira vez por volta de 6000 a.C. e, em 2000 a.C., a cidade era o centro de veneração da deusa da fertilidade Ishtar. ... Após Nínive ter sucumbido aos medos e aos babilônios em 612 a.C., a cidade foi destruída e nunca recuperou sua antiga importância.
Ciro, o Grande
Saiba a história do império citado na Bíblia. ... A Babilônia foi um império de verdade, além de um grande centro cultural, de requintada arquitetura e comércio agitado. Essa incrível cidade-estado foi criada pelos Amoritas, logo após invadirem a Mesopotâmia e dominarem os Acádios.
Nesta história, Babilónia aparece como uma cidade construída pelos deuses e situada no centro do mundo, no ponto de contacto entre o Céu e a Terra (materializado pelo zigurate, cujo nome significa "Casa-ligação do Céu e da Terra").