A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.
Existem dois tipos ou categorias principais de assepsia: assepsia médica e assepsia cirúrgica. A assepsia médica refere-se a uma técnica de limpeza e tem como objetivo excluir os patógenos, envolve procedimentos e práticas que reduzem o número e a transmissão de patógenos.
Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.
Higienizar a pele é um dos passos mais importantes da nossa rotina diária e deve ser uma etapa obrigatória nos cuidados. Com a higienização da pele feita corretamente, você retira maquiagem, resíduos de oleosidade, células mortas, poluição e sujeiras que vão se acumulando ao longo do dia.
Agora que já sabemos os conceitos, vamos descrever quais são as etapas para a adequada higienização:
Os agentes químicos empregados em soluções sanitizantes possuem alta capacidade esterilizante sobre microrganismos da flora normal e patogênica. Os principais agentes químicos são constituídos por compostos iodados, cloro, quaternários de amônio, ácidos, agentes gasosos e antibióticos (EVANGELISTA, 2003).
Sanitizantes, como vimos são um determinado tipo de desinfetante que têm por objetivo reduzir os níveis de contaminação de ambientes, objetos e alimentos a um nível seguro. Atualmente, existem diversos tipos dele no mercado, sejam eles químicos ou físicos. A grande questão é verificar sua efetividade.
Descrição do produto:Tropical CL é um desinfetante de largo espectro, a base de clorexidina para uso geral. Indicação de uso:TROPICAL CL é um produto moderno, é amplamente indicado para sanitização de pisos, paredes, bancadas, utensílios, peças, tanques, equipamentos e tubulações em aço inoxidável no sistema CIP.
Conclusão sobre Sanitização de ambientes E a mais conhecida e aprovada pela ANVISA, que é a limpeza e desinfecção nas superfícies, é a nossa preferida. Usar produtos especiais sim, somos favoráveis, como o próprio quaternário, o cloro ou mesmo o peróxido de hidrogênio, entre outros princípios ativos.
Detergente em pó e sabão em pó: tira sujeiras de roupas; Água sanitária: desinfeta pisos, azulejos, banheiros, cozinhas e deixa mais brancas as roupas; Desinfetante: mata germes e bactérias.
A ANVISA nos traz também o sanitizante ou desinfetante para tecidos e roupas, que é um “produto destinado à eliminação ou redução de microorganismos em tecidos e roupas, podendo ser utilizado para pré-tratamento ou para o emprego durante o ciclo de lavagem”.
Sanitização remove bactérias e maus odores, com duração média do ciclo de 59 min. ... Quarto Estágio: Propulsão das partículas de odor, micróbios e ácaros da máquina via duto de condensação.
Como fazer: