A principal diferença entre uma fibra muscular de contração lenta e uma fibra muscular de contração rápida é que a fibra de contração rápida é maior e pode assim produzir mais força.
A velocidade é uma qualidade particular do músculo e das coordenações neuromusculares, que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos, formando uma cadeia de ações deintensidade máxima e de breve ou muito breve duração.
As fibras musculares de contração rápida, contraem se rapidamente de 30 a 50 vezes por segundo, e as de contração lenta em velocidades menores, de 10 a 15 vezes por segundo. Outra diferença importante entre elas é a sua capacidade de resistência e trabalho de força.
As fibras de contração lenta, conhecidas como lentas oxidativas (LO) ou como fibras tipo I apresentam uma concentração relativamente alta de mioglobina, sendo, por isso, vermelhas, uma alta capacidade oxidativa evidenciada por uma elevada densidade de membrana mitocondrial e mitocôndrias com um nível maior de atividade ...
Os tipos de músculos Músculo Liso ou Não-estriado: Músculo com contração lenta e involuntária como o músculo dos órgãos internos (estômago, fígado, intestino), pele, vasos sanguíneos, sistema excretor (movimentos peristálticos), dentre outros.
É importante notar que as estruturas celulares das células musculares possuem nomes especiais. A membrana celular é chamada de sarcolema; o citoplasma é o sarcoplasma; e o retículo endoplasmático liso é o retículo sarcoplasmático.
Bem, as unidades motoras de músculo tipo 1 contraem com menos força e um pouco mais lentamente do que as unidades motoras de contração rápida de tipo 2 e alcançam potência de pico mais lenta. Eles também são altamente resistentes à fadiga para que eles tenham boa resistência.
Fibras do tipo I (contração lenta - CL) São mais resistentes à fadiga e bem apropriadas para o exercício aeróbio prolongado e que exijam maior resistência, como corrida em distância, ciclismo ou natação.