Alto Santo, Ceará
A Páscoa, a Páscoa é o renascimento, a Páscoa é a ressurreição de um bom homem que mostrou qual a melhor direção. ... Fazer renascer o bem nesse mundo tão cruel na Páscoa e no ano inteiro, é esse o nosso papel. e também a grande essência, quem tem essa consciência consegue tocar o céu.
É hora do recomeço. Recomece a CAMINHAR. Recomece provavelmente é o poema mais conhecido de Bráulio Bessa. ... Assim nasceu Recomece, um poema que fala de esperança, de fé, de energia para voltar a tentar outra vez apesar das situações adversas.
Biografia. Ficou famoso após postar vídeos na internet para resgatar a tradicional literatura de cordel. Foi desta forma que seus vídeos com declamações já ultrapassaram 250 milhões de visualizações, tendo como marcas registradas o sotaque e o inseparável chapéu.
Em Poesia que transforma, Bráulio Bessa faz mais do que publicar poemas declamados no famoso Encontro com Fátima Bernardes. Ele conta a história por trás dos poemas ou casos da sua vida que refletem as linhas rimadas.
Apresentadora se ausentou do 'Encontro' para tratar a doença Na transmissão, o artista leu um poema para a amiga, que se emocionou. "Difícil! Deixa eu beber uma água. Lindo!", disse ela.
Um mês após anunciar estar com câncer, Fátima Bernardes, 58, usou as redes sociais neste domingo (3) para confirmar seu retorno ao programa Encontro com Fátima Bernardes (Globo). A apresentadora está afastada desde o início de dezembro do ano passado e foi substituída por Patrícia Poeta.
36 anos (1985)
Alto Santo, Ceará, Brasil
O poeta Bráulio Bessa e sua mulher, Camila Mendes, decidiram readaptar a residência do casal, localizada no bairro Lagoa do Meio, na cidade de Alto Santo, no Ceará, para um espaço de arte e cultura.
Ganha, por baixo, 30 000 reais de cachê a cada palestra. Além disso, virou figurinha cortejada no meio publicitário, com campanhas que vão de alimentos a cosméticos. Assegura que seu salário na Globo é ínfimo, perto do que fatura com livros e palestras, mas compensa em razão da visibilidade.
Carlos Drummond de Andrade
A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta.
Resposta: Havia escolhido para a divulgação desse gênero textual, pelo fato de ser um tipo de poesia. Também porque o cordel é uma expressão da autêntica poesia do povo da minha terra.
Resposta. Explicação: A literatura de cordel veio para o Brasil com os portugueses, criando no Nordeste brasileiro essa cultura do cordel, que ainda hoje é tradicional. Por ser uma literatura local, sua existência fortalece o folclore e o imaginário regional, além de incentivar a leitura.
A Literatura de Cordel tem sua origem em Portugal desde o século XVI. Tem esse nome porque os folhetos eram tradicionalmente expostos para venda pendurados em barbantes, cordas ou cordéis.
Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.
Para se fazer um cordel, precisa-se saber o que é:
Resposta. Resposta: Informar e divertir os leitores atravéz de "folhetos" (pequenos livros com capas de xilogravura, pendurados em barbantes ou cordas).
Significado de Cordel substantivo masculino Corda muito delgada, fina; cordinha, barbante.
A poética do cordel
5. Observe as respostas dos alunos e explique que nesta aula eles verão os elementos que constroem um texto narrativo e que o cordel é um texto narrativo em versos que conta uma história real ou imaginária.
Por exemplo, se você definir a modalidade QUADRA, deve escrever quatro versos para que assim seja composta a referida estrofe. A posição das rimas da QUADRA varia. As mais comuns são: ABCB; ABAB e ABBA. A letra no final de cada verso corresponde a rima obrigatória com o outro em que a mesma letra é repetida.
Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).
Estrofe de quatro versos. A quadra iniciou o cordel, mas hoje não é mais utilizada pelos cordelistas. Porém as estrofes de quatro versos ainda são muito utilizadas em outros estilos de poesia sertaneja, como a matuta, a caipira, a embolada, entre outros. A quadra é mais usada com sete sílabas.
As quadrinhas têm quatro versos, geralmente com sete sílabas poéticas, ritmo típico da poesia popular. Veja: Esse verso também é chamado de “redondilha maior”. O ritmo aliado às rimas dá às quadras cadência e sonoridade peculiares.