Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) são considerados os fundadores da sociologia, e, por isso, nomeados carinhosamente de "os três porquinhos" pelos estudantes e professores da área.
Émile Durkheim
Olá! Além de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Florestan Fernandes, podemos destacar alguns outros pesquisadores influentes no período que corresponde a década de 60 da sociologia, como Alberto Guerreiro Ramos, Oracy Nogueira, Luiz Aguiar Pinto.
É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX....Gilberto Freyre.
Início da sociologia no Brasil Gilberto Freyre (com a obra Casa Grande & Senzala-1933), Sérgio Buarque de Holanda (com o livro Raízes do Brasil-1936) e Caio Prado Júnior (com a obra Formação do Brasil Contemporâneo-1942) se destacaram como os principais autores da época.
Pensadores da sociologia - Durkheim, Marx, Weber, Comte - InfoEscola.
Entre os principais sociólogos da atualidade, podemos citar: Jürgen Habermas, sociólogo alemão cujo trabalho está voltado para escola da Teoria Crítica, além é claro do pragmatismo. Suas áreas de estudo são a filosofia e a sociologia; ele é notadamente reconhecido.
Assim podemos dizer que a principal diferença entre esses sociólogos é o tipo de sociologia que eles seguem, pois Karl Marx é Revolucionaria; A de Durkheim é Positivista; e a de Weber é Compreensiva.
Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". ... Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade.
Durkheim - compreendendo os fatos sociais como “Formas de sentir, pensar e agir – valores morais, crenças, normas, doutrinas” bem como suas características próprias (generalidade, exterioridade e coercitividade).