O cabeamento estruturado, também conhecido pela sigla KET, é a disposição padronizada e organizada de conectores e meios de transmissão de informática. Ele conta com 6 normas: ANSI, TIA, EIA, ISO, ABNT e IEE, visando as melhores práticas e maior recursos dos equipamentos.
Quais são os subsistemas que formam um sistema de cabeamento estruturado?
O SCE tem sua própria maneira de organizar o fluxo de informações e realizar transmissões entre as partes envolvidas. Essa organização dos dados recebe o nome de topologia e, quando vários computadores são ligados a um equipamento central através de um cabo específico, tem-se a chamada topologia estrela.
“Cabeamento estruturado também conhecido pela sigla 'KET' é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma ...
Um cabeamento de rede não estruturado e feito de qualquer forma, representa uma parcela muito grande nos problemas que costumam ocorrer nas soluções de voz (PABX, PABX Virtual ou Call Center) e dados e aumenta bastante a necessidade de intervenções técnicas.
Quando essa instalação é feita sem a padronização adequada — de forma improvisada, os resultados podem ser catastróficos, gerando diversos problemas, especialmente no que concerne à indisponibilidade de conexão.