O que é a Política Cambial Assim sendo, o conceito de política cambial se define como relações financeiras entre países de todo o mundo, levando em consideração a atuação de cada país no mercado de câmbio, as normas para movimentação internacional de recursos e a administração de reservas internacionais.
A política econômica de um país se subdivide em instrumentos. No Brasil, são três instrumentos principais: a política cambial, a política monetária e a política orçamentária. Cada um desses instrumentos aborda um determinado ponto da economia do país e juntos determinam os rumos econômicos da nação.
Os três instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de juros no mercado de reservas bancárias, a taxa de redesconto e as alíquotas das reservas compulsórias sobre os depósitos do sistema bancário. ... Esta demanda de reservas bancárias é compulsória e depende da alíquota fixada pelo banco central.
Os principais instrumentos da política macroeconômica são os dispêndios do governo e a tributação (política fiscal), o controle da oferta de moeda e do crédito (política monetária), as intervenções no mercado cambial, a política de comércio exterior e o tratamento dado aos capitais externos de risco (política cambial e ...