Direito é a ciência que estuda as leis e como elas são aplicadas em situações do dia a dia, principalmente na mediação de conflitos. Profissionais desta área trabalham com o objetivo de garantir e defender os direitos fundamentais dos indivíduos. É um dos cursos mais antigos e tradicionais do país.
Nele, vemos Direito Constitucional, Civil, Tributário, Penal e diversas outras disciplinas interessantes. Além disso, aprendemos Filosofia, Português, História, Sociologia e outros tópicos que ajudam a compreender o conteúdo.
Ser advogado é muito mais do que conhecer leis e procedimentos. É sinônimo de estudo, trabalho, paciência, perseverança, criatividade, destemor, coragem, humildade e de saber ouvir. Tudo isso faz com que o advogado se torne um agente essencial para a segurança jurídica do mundo moderno.
Explico: atualmente, o Estatuto da OAB determina a necessidade de, além de preencher uma série de requisitos, ser aprovado em Exame de Ordem, para, só então, o bacharel em Direito poder ser considerado Advogado. Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.
Quem faz Licenciatura pode fazer Bacharelado? ... Por isso, é possível fazer o Bacharelado, mesmo sendo licenciado. Vale lembrar que não é necessário fazer essa segunda graduação na mesma área de atuação, como vimos.