Em mamíferos, o rim pronefro é rudimentar e não apresenta estrutura funcional, o rim mesonefro por sua vez, já se apresenta bem desenvolvido e funcional mesmo que por um curto período de tempo, enquanto que o metanefro a partir de sua formação torna-se no rim permanente.
Metanéfricos é um tipo de rim próprio dos vertebrados mais desenvolvidos, como répteis, aves e mamiferos, não segmentado situado na região posterior do corpo e contendo unicamente néfrons, de onde filtram os produtos de excreção a partir do sangue.
A sua formação envolve três tipos de rins: Pronefro (Figuras 1 e 2): no início da 4ª semana surge um grupo de sete a dez células na região cervical, que formam unidades excretoras, denominadas nefrótomos, rudimentares e não funcionais, que logo se degeneram.
O mesonefro atua como uma estrutura semelhante ao rim que, em seres humanos, exerce suas funções entre a sexta e a décima semanas da vida embrionária. Apesar da semelhança em estrutura, função e terminologia, no entanto, os néfrons mesonéfricos não formam qualquer parte do rim ou néfrons maduros.
Desenvolve-se na região lombar do embrião desde o começo da quinta semana e dele derivam os néfrons definitivos. Os ureteres e o rim definitivo surgem de esboços diferentes por interações combinadas entre ambos.
Composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, o sistema urinário é o responsável por formar e garantir a eliminação da urina para fora do corpo.
Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.
A bexiga é um órgão elástico que armazena a urina até ela ser eliminada. Da bexiga parte um canal, chamado uretra, que transporta a urina da bexiga para o meio externo.
As substâncias que não podem ser encontradas na urina de uma pessoa saudável são glicose,proteínas e hemácias. Se houver glicose a pessoa está com diabetes,se houver hemácias a pessoa por estar com infecção e se houver proteínas pode haver doença renal. C Pâncreas, glomérulo, túbulo renal, bexiga, uretra e ureter.
Significa que o sangue passa por ele e de alguma forma ele "seleciona" o que deve ser passado, assim impedindo substancias tóxicas.
Significa dizer que os rins tem importancia fundamental no corpo humano, e possui unidades funcionais chamadas néfrons, capazes de filtrar os elementos do plasma sanguíneo e eliminar excretas indesejadas pela urina.
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
tabagismo e sedentarismo", esclarece. Por isso, o nefrologista Paulo Cesar Ayroza Galváo do Hospital Sírio-Libanês (SP), alerta que cuidar dos rins é cuidar da saúde como um todo "Os rins são órgãos meio traiçoeiros. Mesmo funcionando apenas com 30% de sua capacidade, não dão sinais de que há algo errado.