A produtividade primária é a medida da produção durante um intervalo de tempo e espaço, ou seja, é a taxa (velocidade) de produção de compostos orgânicos. A produtividade secundária é a quantidade de matéria orgânica produzida pelos consumidores primários (herbívoros) em um determinado período de tempo.
Em um ecossistema, num dado tempo e determinada área, a matéria orgânica produzida pelas plantas é denominada produtividade primária bruta (PPB) e, ao descontarmos a parte consumida da respiração (R), temos a produtividade primária líquida (PPL), representada pela seguinte equação: PPB – R = PPL.
As gorduras ou lipídios funcionam como um isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, também, fornecendo energia (de absorção mais lenta). ... Os lipídeos podem formar alguns hormônios, vitaminas e pigmentos.
Qual a quantidade de energia que os lipídeos fornecem? Cada grama de lipídeo puro fornece aproximadamente 9 calorias. Mas é importante lembrar que quase nenhum alimento é puramente lipídeo. A margarina, por exemplo, é constituída de aproximadamente 80% de lipídeos.
- Componentes de 50 a 60 % da dieta, os carboidratos fornecem energia (cérebro é um órgão totalmente dependente de glicose) e melhoram a recuperação muscular pós atividade. Cada 1g fornece 4 Kcal às células do corpo.
A mobilização do depósito de triglicérides é obtida pela ação das lipases dos adipócitos (células de gordura), que são enzimas sujeitas a regulação hormonal, que hidrolisa os triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol, sendo estes produtos oxidados por vias diferentes.
A membrana da mitocôndria é impermeável ao Acetil-CoA. O Acetil-CoA entra no ciclo de Krebs e é então transportado na forma de citrato para o citossol. Lá, o citrato é convertido em oxaloacetato, liberando o Acetil-CoA. O oxaloacetato é convertido em malato e transportado de volta para a mitocôndria.
Para que o ácido graxo ativado seja levado à matriz mitocondrial, ele necessita ser conjugado à carnitina. Na membrana externa da mitocôndria, se encontra a enzima carnitina aciltransferase I (CAT I), que irá conjugar a carnitina á Acil-CoA, formando acil-carnitina e liberando CoA.
A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. A lipase lingual liberada pelas glândulas serosas da língua, junto com a saliva, inicia a hidrólise dos ácidos graxos (AGs) dos triacilgliceróis (TGs).
Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. ... De acordo com a natureza do ácido graxo e do álcool que formam os lipídios, eles podem ser classificados em quatro grandes grupos: simples, complexos, derivados e precursores.