Se este é o seu caso, basta reunir a documentação de acordo com a cobertura desejada e dar entrada em um dos pontos de atendimento físicos ou mesmo sem sair de casa, pelo App Seguro DPVAT, da Seguradora Líder.
Em caso de morte, além dos documentos de identificação da vítima e que esclareçam a situação do acidente, também é necessário enviar os documentos do beneficiário, ou seja, a pessoa que receberá a indenização do seguro. Essa pessoa será o cônjuge da vítima, desde que não tenha se separado judicialmente.
O aplicativo deve ser usado apenas em caso de acidentes ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2021. É possível solicitar indenização por acidentes de trânsito ocorridos a partir de primeiro de janeiro de 2021 pelo aplicativo DPVAT Caixa, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).
Seja motorista, passageiro ou pedestre, brasileiro ou estrangeiro, todos têm o direito de solicitar e receber a indenização. Devido a pandemia, por uma determinação do Conselho Nacional de Seguros Privados, o DPVAT não será cobrado em 2021.
Veja o que foi cobrado em 2020 pelo Seguro DPVAT que agora em 2021 será zerado para todos os veículos: Automóveis e camionetas particulares/oficial, missão diplomática, corpo consular e órgão internacional: R$ 5,23. Táxis, carros de aluguel e aprendizagem: R$ 5,23.
A empresa que era responsável pela gestão do DPVAT segue sob investigação por mau uso de dinheiro público. Sendo assim, os motoristas de todo o país poderão ficar isentos do pagamento do seguro em 2021 e também no ano de 2022.
É necessário quitar o DPVAT. Segundo o Detran-RS, que havia informado que o seguro obrigatório poderia ser pago nesta segunda, o valor pode ser pago no Banrisul, Banco do Brasisul (para correntistas) Sicredi, Bradesco, Santander ou Caixa (nas lotéricas).
Para pagar pela internet, é preciso apenas digitar a placa e o RENAVAM. Junto com IPVA é possível pagar a Taxa de Licenciamento, o Seguro Obrigatório (DPVAT) e as eventuais multas de trânsito. O licenciamento do veículo só ocorre com a quitação de todas essas obrigações.
O DetranRS lembra que para quitar o valor do Seguro, basta dirigir-se à rede bancária conveniada (Banrisul, Banco do Brasil – para correntistas, Sicredi, Bradesco, Santander e Caixa – nas lotéricas). A previsão é de que segunda-feira (06) o DPVAT já esteja disponível para pagamento.
O pagamento do seguro DPVAT atrasado não pode ser parcelado. Você deve emitir uma guia de pagamento para cada ano em atraso. Depois, é só ir a um banco ou casa lotérica e pagar os anos de seguro de atraso, cada um com seu boleto. Cada pagamento anual por sua vez, será feito em uma vez só.
O DPVAT 2020 deverá ser pago junto com a parcela única ou primeira parcela do IPVA de cada Estado. Em Minas Gerais, por exemplo, o DPVAT 2020 MG deverá ser pago entre os dias 13 e 17 de janeiro, dependendo do final da placa. Seguindo a mesma regra, o DPVAT 2020 SP deverá ser pago entre os dias 9 e 22 de janeiro.
Como pagar o DPVAT 2020 SP?
A taxa de licenciamento deve ser paga com o número do Renavam do veículo nas agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela Internet. Não há a emissão de guia ou boleto. O sistema bancário informará os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA.
Para quitar o licenciamento atrasado, é necessário acessar o site do Detran do estado e solicitar o pagamento, que também pode acontecer de forma presencial ou via Correios. O valor da taxa será recalculado com os acréscimos de multa e juros.
Para pagar IPVA vencido e inscrito na dívida ativa, acesse www.dividaativa.pge.sp.gov.br. Em Consultas, digite o Renavam do veículo ou o número de seu CPF/CNPJ. Siga as instruções da tela, selecionando o débito inscrito a ser quitado e clicando em IPVA > Liquidar. Confirme que o pagamento será integral.