O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas. Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos e seu público é bastante variado.
Indo além do aspecto físico da prática É importante ressaltar que fazer educação física na escola ajuda os alunos a se desenvolverem pessoal e socialmente. ... Através do leque de experiências que a educação física oferece, eles aprendem a ser eficazes em situações competitivas, criativas e desafiadoras.
O termo Educação Física remete à ideia de educar o físico. ... Ou seja: a Educação Física está historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo. Para melhor compreendermos como esse processo acontece, é necessário recorrer a um conceito importante do filósofo Michel Foucault: corpos dóceis.
Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.
Atividades de Educação Física
Caminhar, subir escadas, andar de bicicleta, trabalhar no jardim ou dançar são exemplos de atividade física. No entanto para ter benefícios para a saúde a atividade física deve ser moderada e realizada pelo menos durante 150 minutos por semana.
Andar; Saltar; Dançar; Subir e descer escadas.
Você pode optar por atividades simples, como corrida, bike, caminhada, natação, subir e descer escadas. Os exercícios aeróbios são os mais indicados pelos médicos. Essa prática regular promove uma maior resistência do coração e reduz a pressão arterial e os riscos de doenças cardíacas.
Harvard indica os 5 melhores exercícios para o corpo
Professora de Harvard indica os cinco melhores tipos de exercícios físicos
Exercícios Aeróbicos - são os que mais benefícios trazem ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando a qualidade e a expectativa de vida. - Caminhada: é um excelente exercício para quem está iniciando as atividades físicas na rotina.
9 benefícios da atividade física – para o corpo e a para a alma
Durante a atividade física, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso causa a chamada “estabilização afetiva”, que ajuda a memória e melhora a capacidade de raciocínio rápido.
A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo.
Quais os principais benefícios psicológicos da atividade física para a saúde mental?
O exercício físico regular aumenta a taxa metabólica, ajudando seu corpo a queimar mais calorias e perder peso mais rápido. Além disso, estudos demonstram que a combinação de exercícios aeróbicos com treinamento de resistência é fundamental para maximizar a perda de gordura e a manutenção da massa muscular.
Na esfera fisiológica, a prática esportiva estimula a produção de substâncias que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhoram o humor, como endorfina e serotonina. Isso vai ajudar a reduzir a ansiedade. Já o ganho de condicionamento e a mudança física contribuem para a melhora da autoimagem.
A prática regular de atividade física garante o aumento da oxigenação do cérebro, assim como exercícios mais complexos e direcionados geram novas conexões neurais, melhoram as funções cerebrais. Esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas.
Segundo o preparador físico Manuel Lago, o overtraining tem uma incidência maior em corredores de média e longa distância e implica em problemas das mais diversas ordens, como insônia, lesões agudas e crônicas, o sistema hormonal se desequilibra, irritabilidade, diminuição da performance e alteração da pressão arterial ...