Olympe de Gouges era uma vanguardista. Na Paris de Maria Antonieta e Luís XVI, ela defendia a emancipação das mulheres, a instituição do divórcio e o fim da escravatura. ... Em um de seus panfletos mais conhecidos, a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, Olympe conclamava à ação: “Ó mulheres!
3 de novembro de 1793
Marie Gouze foi uma grande pensadora do iluminismo cuja sua atuação se deu em prol da defesa dos direitos das mulheres e da redução das desigualdades sociais. Veja que ela defendia a igualdade entre homens e mulheres a a possibilidade das mulheres votarem e serem votadas em assembleias, algo que era proibido na época.
Marie Gouze, conhecida como Olympe de Gouges, nasceu em Montauban, França, em 1748. Escritora, libertina e filha do Iluminismo, dedicou a vida a ir contra os ideais de sua época e se tornou uma das precursoras do feminismo. Em 1791, escreveu a Declaração de direitos da mulher e da cidadã.
Foi uma defensora da democracia e dos direitos das mulheres. ... Escrito em setembro de 1791 pela escritora Marie Gouze - conhecida como Olympe de Gouges - sobre o modelo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que fora proclamada em 27 agosto de 1789, mas não contemplando as mulheres.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
3 de novembro de 1793
A obra Olympe de Gouges, de Nam June Paik, formada por doze estações de televisão feitas de madeira, doze monitores coloridos, tecido e flores - também feitas de tecido -, é considerada uma videoescultura.
Foi aí que Olympe expressou pela primeira vez sua famosa assertiva: "a mulher tem o direito de subir ao cadafalso; ela deve igualmente ter o direito de subir à Tribuna". No mesmo ano, em resposta à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, ela escreveu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã.
Resposta. Resposta: É um período muito interessante, quando ele começa a construir os robôs, utilizando monitores de TV, rádios e outros equipamentos.
Artistas iniciais como Nam June Paik e Vito Acconti demonstravam que em uma sociedade tecnocrática, a maior crítica é a da recusa sistemática de submissão à lógica dos instrumentos de trabalho.
Nam June Paik (Seul, 20 de julho de 1932 — Miami, 29 de janeiro de 2006) foi um artista sul-coreano. Trabalhou em diversos meios de arte, sendo frequentemente creditado pela descoberta e criação do meio conhecido como videoarte.
Nam June Paik é um artista sul-coreano considerado o pai da vídeo arte e que, desde 1960, trabalhou os média como formas e meios de realizar arte, usando principalmente a televisão e o vídeo, mas também satélites e instalações.
Resposta. Resposta: a intenção de preservar 'e ter um lugar suficiente para esoalhar artes pro mundo 'com o estilo musical.
10- Todas as manifestações citadas trabalham estabelecendo relações entre a vida cotidiana e a arte. ... 11- Qual a importância do corpo nas manifestações citadas? Em todas elas a ação só acontece com a presença física do artista, o corpo é o elemento principal, tudo acontece a partir dele.
Escultura Social compreendia o próprio pensamento humano. Para o artista é exatamente no processo de organização do pensamento, bem como no processo de criação que está a base primeira da idéia de escultura.
O conceito ampliado de arte opera uma transposição dos processos formais plásticos para a esfera da própria vida, o que constitui a sua teoria plástica.
Resposta: O meio ambiente é o quarto tema,como as garrafas de água suja do rio Reno e a faixa de lançamento da campanha "Defesa da natureza". Beuys lutava contra o consumismo e o capitalismo, e acreditava que cada ser humano era responsável por modelar a sociedade e, por isso, devia também ser responsável por ela.
Joseph Beuys é dono de uma vasta e múltipla produção artística expressa na forma de desenhos, esculturas, ações, atuação política, educativa e diversos escritos. Seu trabalho buscou ir além das fronteiras que separavam as diversas disciplinas e ofereceu um caminho para construção de um pensamento de integração.
Em 1961, ele se tornou professor de escultura na academia, mas acabou sendo demitido de seu posto em 1972, depois que insistiu em que suas aulas deveriam ser abertas a qualquer interessado. Seus alunos protestaram, e ele pôde manter seu ateliê na escola, mas não recuperou as aulas.
Sua obra tornou-se cada vez mais motivada pela crença de que a arte deve desempenhar um papel ativo na sociedade. Explicação: Se a sua intenção era a de restabelecer a obra de arte como um processo de eleição conceitual pelo artista, o censura por ter ter cristalizado este gesto em um "efeito de choque puro.
Um dos exemplos mais emblemáticos desse estilo de arte pode ser descrito pela performance provocativa de Joseph Beuys, que, certa vez, cobriu o seu rosto de mel e carregou em seus braços uma lebre morta. ... Fez isso ao realizar uma performance artística em meio a uma procissão religiosa.
Arte efêmera é um conceito curatorial utilizado para denominar instalações, happenings e performances que não têm pretensão de ser perenes e se opõem às formas mais tradicionais da arte, como a pintura ou a escultura. ... A arte efêmera nega a ideia de duração e cristalização dos objetos artísticos.
Suas características são a transitoriedade, a curta vitalidade ou a passageiras rápida é instantânea que só existem no ato em si, na obra instantânea. Caso sejam filmadas ou fotografadas para arquivos (novas execuções audiovisuais), a mesma saem do contexto de efêmero.