A Colchicina deve ser administrada ao primeiro sinal de ataque agudo de gota. A dose deve ser reduzida se ocorrer debilidade muscular, náuseas, vômitos ou diarreia. O intervalo entre as doses deve ser aumentado nos pacientes cuja taxa de filtração glomerular estimada esteja entre 15-29ml/min.
O melhor é prevenir a gota Fatores como o sobrepeso, o sedentarismo, o uso de bebidas alcoólicas, principalmente vinho tinto e cerveja, e uma alimentação com abundância de alimentos ricos em purina podem levar ao surgimento desta doença ou outro problema de saúde resultante da hiperuricemia.
Quem sofre de gota deve evitar carnes, frango, peixes, mariscos e bebidas alcoólicas, pois esses alimentos aumentam a produção de ácido úrico, substância que se acumula nas articulações e que causa a dor e o inchaço típicos da doença.
Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.
Como tratar o ácido úrico alto O tratamento para ácido úrico alto deve ser orientado por um reumatologista, mas, geralmente, inclui o uso de remédios para ácido úrico como Alopurinol, Probenecida ou Sulfinpirazona, e o uso de anti-inflamatórios, como Indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações.