SEPARAR EM SÍLABAS
Segundo esta norma, as palavras graves (paroxítonas) que apresentam o ditongo oi na sílaba tónica deixam de escrever-se com acento gráfico: jóia → joia; jibóia → jiboia, heróico → heroico; geléia (só no Brasil) → geleia.
-----------> i - GUAIS . observamos que a palavra tem duas sílabas. portanto à chamamos de DISSÍLABA.
Para resolver os exercícios basta separar as palavras usando um hífen entre cada sílaba. Exemplo: A separação silábica da palavra tesoura é te-sou-ra.
Como separa as palavras: pneu, lua, baú e dia
Veja no exemplo: a) Beijo, separando as sílabas – Bei – Jo, observe que as vogais continuam juntas, portanto é um exemplo de ditongo.
A palavra Leite se separa assim: Lei-te.
Beijo é uma palavra ditongo, pois há o encontro de duas vogais, que não se separam. Bei-jo.
Resposta. além - oxítona cuja sílaba tônica é lém.
Exercícios simples sobre encontro vocálico B – Beijar, sombra, tempero, campeão, saguão. C – Céu, tranquilo, boi, pátria, herói. D – Flor, muito, psicologia, lei, ponte. E – Estrutura, atlas, pai, meu, poeta.
Paroxítona: quando a sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: engraçado, pomada, revólver. Oxítona: quando a sílaba tônica é a última.
tir
5.
Resposta. Na oxitona, a sílaba tônica (mais forte) é a última.
Resposta. Explicação: RE-VI-ROU é uma palavra trissílaba onde a sílaba tônica é a última "rou", sendo assim, ela é também uma oxítona. na sílaba tônica se encontra um ditongo decrescente.
A palavra "término" é proparoxítona e a palavra "recente" é paroxítona. Explicação: Na palavra "término" a sílaba acentuada é a antepenúltima, assim, é uma proparoxítona. Na palavra "recente" a sílaba tônica é a penúltima e, portanto, é uma paroxítona.
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
pro·pa·ro·xí·to·no |cs| [ Gramática ] Que tem o acento predominante na antepenúltima sílaba. 2. [ Gramática ] Palavra com acento tónico na antepenúltima sílaba (ex.: amávamos, enérgico, ilíaco, trôpego, úmero).