Um meio para definir qual o genero, é ler o texto e definir o que ele exprimi, se é dissertativo-argumentativo, descritivo, narrativo, expositivo, injuntivo(instrutivo). Por exemplo, O texto narrativo, tem como ponto principal narrar uma historia, com ações de personagens em um tempo e espaço próprio.
A narrativa por imagem é um gênero textual que não possui enunciado verbal. As histórias são apresentadas unicamente por imagens. Cabe ao leitor construir pequenos relatos a partir das ilustrações, de acordo com sua fantasia, seu conhecimento e sua experiência de vida.
A leitura de imagem deve ser feita de forma crítica, de modo a observar todos os elementos que a compõe, além de analisar se há alguma intertextualidade ou conhecimento prévio sobre o gênero de imagem avaliada.
Como interpretar imagens de modo fácil
Como analisar uma fotografia
Resposta. Resposta: a personagem de branco seria a "Civilização", que estaria guiando os soldados na guerra contra os índios (que nessa história seriam os "não civilizados" a serem derrotados). Muito obrigada ou obrigado!
Ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, escala e dimensão!
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.
Elementos vivenciais: a localização no tempo histórico e no espaço, o tema, o motivo, os significados, a crítica e a estética são elementos vivenciais importantes que nos auxiliam na compreensão das mensagens subjacentes implícitas na obra.
E o que vem a ser “releitura”? Reler uma obra de arte é, antes de tudo, ler novamente a obra buscando uma nova interpretação, sem se desviar por completo do original. Podemos fazer uma releitura utilizando uma referência artística e, por meio dela, dar origem a uma nova produção, reinterpretando-a.
Sendo assim, ler uma obra de arte, significa inteirar-se do conteúdo da imagem, observar a obra, captar com os olhos. A releitura por sua vez, tem como objetivo ler o texto, a obra ou a imagem novamente, recriar. É reinterpretar o objeto existente, criando novos significados.