O desenvolvimento das crianças segue um ritmo muito individual. Muitos prematuros podem se desenvolver sem problemas de saúde significativos. No entanto, quanto menores e mais imaturos nascem, maior é o risco de apresentarem algumas dificuldades motoras e de alimentação.
Por isso, fabrica mais cedo a chamada substância surfactante, responsável por desenvolver os pulmões e preparar a criança para respirar. “Em uma gestação normal, como o surfactante só é produzido na passagem para o nono mês, os pulmões ainda não amadureceram no oitavo mês.
Ao fim do oitavo mês, ou seja, na 32ª semana, o bebê já apresenta aspecto bem semelhante ao que terá ao nascer, com o corpo bem proporcional. Por causa da diminuição do espaço do útero, e em virtude do seu crescimento, os movimentos passam a ser menos frequentes, mas se manifestam com mais força.
Qual o peso ideal para um feto de 35 semanas? O peso ideal para um neném com 35 semanas de gestação varia entre 2kG e 2,5kG, e o comprimento varia entre 35cm e 40cm, semelhante a um melão. Ao chegar na 35ª semana, o bebê está todo formado. A partir de agora, ele vai ganhar peso e crescer diariamente.
Você vai perceber que, entre 36 e 38 semanas, as contrações ficarão mais intensas e frequentes, podendo até gerar um incômodo maior. Essa intensidade de dor também varia de mulher para mulher, sendo que algumas podem sentir mais dor do que outras.
36ª semana Os movimentos são ainda menores, e o bebê já começa a se virar de cabeça para baixo para encaixar na posição ideal para o parto. Com isso, a mãe pode começar a sentir chutes nas costelas, além de já ser possível sentir o pé ou a cabeça ao passar a mão na barriga quando o bebê está em determinadas posições.