O Brasil Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período de 1530 a 1822. Este período começou quando o governo português enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza.
Brasil Colônia é o período que se estende de 1530, com a missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o então Estado do Brasil tornou-se Reino de Portugal, Brasil e Algarves.
O Período Pré-Colonial começa na chegada dos portugueses em 1500. Essa fase foi marcada pelo escambo com indígenas, extração de pau-brasil, feitorias e pouca interferência da Coroa. Havia apenas planejamentos de ocupação do território, não esforços para sua execução.
A produção monocultora; A produção para exportação; E por fim o latifúndio. A mão de obra do período era escrava, o que trouxe prejuízos históricos que são carregados até os dias de hoje.
O período pré-colonial corresponde aos primeiros anos de colonização do Brasil pelos portugueses. Abrange dos anos de 1500 a 1530 e a principal atividade econômica foi a exploração do pau-brasil.
São características econômicas do período pré-colonial no Brasil: a) latifúndios - escravidão - monocultura - exportação. b) servidão coletiva - policultura - subsistência - sesmarias. c) escravidão - policultura - mercado externo - minifúndios. d) extrativismo - escambo - mercado externo - monopólio
Entre 1534 e 1536 , foram distribuídas 14 capitanias: 1- Primeira do Maranhão , doada a João de Barros e Aires da Cunha ; 2- segunda do Maranhão , a Fernando Alvares de Andrade ; 3- Ceara , Antônio Cardoso de Barros ; 4- Rio Grande , a João de Barros ; 5- Itamaracá , a Pêro Lopes de Sousa ; 6- Pernambuco ou Nova ...
Nomes das capitanias hereditárias
Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias. ... Foram doze donatários ao todo que ganharam as capitanias.