Uma vez por mês, faça uma desinfecção do ambiente com cal e cloro. A cada três meses, os tatus devem receber vermífugo em pó para suínos. ALIMENTAÇÃO - os tatus são onívoros, o que facilita a alimentação. Comem todos os tipos de vegetais, como grãos, folhagens, legumes e frutas.
Além de não causar danos às plantas ele ainda contribui com a decomposição da matéria orgânica, o que é um bom motivo para evitar homicídios desnecessários no jardim. ... Além disso o tatuzinho fica vagando livremente pelo substrato, enquanto as cochonilhas formam colônias e ficam grudadas na planta ou nas suas raízes.
Ter um tatu como animal de estimação é ilegal. Para poder ter um tatu em cativeiro é necessário ter uma autorização especial, essa autorização não é outorgada por qualquer pessoa, apenas as entidades especializadas que se dedicam ao cuidado e à conservação deste animal podem dá-las.
Somente caçavam à noite, aguardando uma bem quente e de lua cheia, para facilitar a locomoção pelos morros e matos. Sempre levam um ou mais cachorros a fim de encontrar o esconderijo mais rápido. Os tatus são bichos de hábitos noturnos e se alimentam de insetos e raízes.
Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.
Tolypeutes tricinctus
Sendo assim, tatus ocorrem na América do Sul, América Central e apenas uma espécie, o tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), ocorre na América do Norte, e não por ser sua distribuição original, mas porque ao longo do tempo a espécie se dispersou e alcançou este território.
Ocupa campos, cerrados e bordas de florestas, onde escava túneis para se esconder. É notória, na região do cerrado, a ideia de que o tatupeba se alimenta dos cadáveres dos cemitérios.
O corpo dos tatus é coberto por uma carapaça que lhes cobrem quase todo, formada por placas ósseas ajustadas umas às outras. Ela protege o animal como se fosse dois escudos: um deles localizado no ombro e o outro na parte traseira do animal. Apesar de sua aparente rigidez, é uma estrutura bastante flexível.
O tatu é um mamífero da mesma família do tamanduá e do bicho-preguiça. Tem o corpo coberto por placas ósseas, que o protegem de predadores e outros perigos.
O predador natural do tatu é a onça e a jaguatirica, mas devido à caça indiscriminada e a destruição do habitat natural provocada pelo homem, o tatu encontra-se ameaçado de extinção.
Presente na Caatinga e em algumas áreas do Cerrado, o tatu-bola-do-nordeste (Tolypeutes tricinctus) é vítima de atropelamentos, perda de habitat e caça ilegal e, por isso, é classificado como "Em Perigo" na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
15 anosAdulto, na natureza
O tatu é um animal que tem hábito noturno e se locomove com quatro patas,sendo um mamífero que possui uma espécie de armadura que cobre e protege seu corpo.
Moradores da Floresta
19 – 33 kgAdulto
75 – 100 cmAdulto, sem cauda