Afinal de contas, como seres sociais que são, as pessoas interagem umas com as outras de várias formas, com vários propósitos e em muitas dimensões. Nossas interações com aqueles que nos são mais caros são perpassadas com mais intensidade pelo afeto, por exemplo. Mas todas as relações têm uma dimensão econômica.
A verdade é que, utilizando tal raciocínio, você está otimizando seus recursos. Nesse sentido, olhar na margem quer dizer que suas escolhas devem ser pautadas sempre nos custos e benefícios marginais.
Pensar na margem significa avaliar os custos e benefícios de unidades a mais ou a menos. Não é uma decisão do tipo tudo ou nada. A grande dificuldade e talvez aquilo que mais se exige do economista é saber identificar quais são as alternativas relevantes cujos valores serão sacrificados em uma dada escolha.
3 - ESCOLHA E DECISÃO "NA MARGEM" Diz respeito ao custo marginal e receita marginal. Marginal é a variação de uma quantidade em relação a outra. Assim, podemos compreender o custo marginal como sendo taxa de variação do custo total entre as quantidades; a diferença no valor gasto para produzir outra quantia.
Além disso, na economia, a palavra margem possui um significado especial porque neste contexto, a margem de lucro representa uma quantia do benefício na realização de um negócio. Mais precisamente a margem é a diferença entre o preço de venda sem imposto que tem um produto e seus custos de produção.
Na área da Economia, um termo muito usado para descrever algumas situações é “trade-off” – que significa nada mais do que escolher uma coisa em detrimento de outra. ... Uma empresa que opta por aumentar o preço de um produto para assegurar um determinado nível de qualidade da matéria-prima também faz um “trade-off”.
Capital: valor aplicado em uma transação financeira, ou valor do dinheiro no momento atual. ... Montante: é o total do valor acumulado após a entrada dos juros. Também é denominado de valor futuro. O montante é calculado pela fórmula: M = C + J.
Montante (M): é o valor final da transação. O montante é calculado pela soma do capital com os juros — M = C + J.