Dentre essas ações, estão compreendidos o incentivo, o apoio e a proteção ao aleitamento materno; a vigilância alimentar e nutricional (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional-SISVAN); programas de suplementação medicamentosa de micronutrientes (ferro, ácido fólico e vitamina A); o cuidado nutricional em ...
Na atenção básica de saúde o nutricionista na comunidade local desenvolve ações de diagnóstico populacional da circunstância alimentar e nutricional, trazendo assim alimentos saudáveis produzidos na localidade ou próximo, ajudando na melhoria das doenças relacionadas e à nutrição (ASSIS et al., 2002).
Portanto, o nutricionista tem papel fundamental dentro da equipe, cabendo ao profissional realizar todas as operações inerentes à prescrição dietética, composição e preparação da Nutrição Enteral.
Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
Está é a primeira vez que o México assume o primeiro lugar, apresentando um índice de 32,8% de obesos contra 31,8% nos Estados Unidos. No entanto, o ranking inclui apenas os países mais populosos do mundo.
A obesidade é um fator de risco para várias doenças dentre as quais podemos citar: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete Melittus tipo dois. O aumento do peso corporal é uma tendência mundial.
Quando uma pessoa tem sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho. Em contrapartida, obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva.
Miguel Alonso recomenda a manutenção de hábitos saudáveis. “É essencial evitar o consumo de gordura saturada, doces, alimentos industrializados e fast food. Além disso, deve-se praticar atividades físicas aeróbicas devidamente orientadas pelo cardiologista”, afirma o especialista.
Sobrepeso: IMC entre 25.
O sobrepeso deve ser tratado com reeducação alimentar, atividade física de pelo menos 180 minutos por semana, e medicamento para obesidade em caso de insucesso na mudança de hábitos.
Até porque, como já dissemos, o IMC deles é diferente. Na gravidez os especialistas também não indicam calcular o IMC. Pois, esse método não leva em consideração o crescimento do bebê. E, por fim, ele é contraindicado em casos de desnutrição, ascite, edemas e em pacientes acamados.
Está cientificamente comprovado que pessoas com problemas de sobrepeso, possuem uma maior tendência a desenvolver doenças psiquiátricas como a depressão, distúrbios de autoimagem e problemas como anorexia e bulimia.
Calcule seu IMC