Mito! Mesmo que a escova progressiva mude a estrutura capilar, ela não é capaz de mudar a raiz dos fios, portanto, nada é permanente. Além disso, já existe no mercado produtos e tratamentos que tiram a progressiva, ou que pelo menos, diminuem os efeitos de alisamento.
A escova progressiva tem efeito mais duradouro Isso porque o procedimento químico age na estrutura do fio, porém sem mudá-la definitivamente. A escova progressiva costuma durar em média de dois a três meses e, com isso, você pode aposentar as ferramentas de calor, incluindo a chapinha.
O formol é conhecido como o 'vilão' da escova progressiva, responsável pelos danos à saúde causados pelo procedimento. Tanto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe sua utilização, que constitui crime hediondo.
É melhor fazer a progressiva porque a chapinha todos os dias degrada o cabelo todos os dias. A progressiva teoricamente é uma vez a cada dois meses. Se você associar a progressiva a um bom tratamento de nutrição, você não tem tanta perda de massa do cabelo.
Manter as madeixas lisas e sedosas em casa não é tarefa fácil. O que danifica menos os fios: chapinha ou escova com secador? ... O calor do secador mais a chapinha causa menos danos ao cabelos, pois desta forma não há perda brusca de água dos fios.
tioglicolato
A progressiva sem formol é outro método de alisamento dos cabelos. Ela reduz o volume e o frizz e, cada vez que você realiza a progressiva sem formol, melhores são os resultados. A utilização de produtos sem formol na progressiva vem dos diversos efeitos colaterais que o formol pode causar às pessoas que o utilizam.
8 cremes alisantes e como usá-los passo a passo
O que danifica os fios é o excesso de intervenções com produtos químicos, sem que o cabelo esteja preparado para isso, ou seja, nutrido e hidratado. A repetição de tratamentos químicos em pouco tempo pode sim danificar os fios. - Cabelos ressecados, porosos e danificados significam a mesma coisa.
Cuidados em casa: 10 erros comuns que podem danificar o cabelo
“Uma pessoa que lava o cabelo todos os dias e sempre com água quente, agride os fios e o couro cabeludo, podendo levar ao ressecamento e também à descamação da pele”, explica o especialista. Portanto, na hora da higienização, o ideal é deixar a água na temperatura de morna a fria.
“Você pode lavá-lo quantas vezes quiser. Contudo, deve passar xampu não mais do que três vezes por semana”, explica o profissional. Ele recomenda condicionar seu cabelo primeiro, antes de lavar com um xampu para cabelos tingidos – eles costumam ser mais suaves e ajudam a preservar a cor por mais tempo.
O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.
A hidratação serve para repor a água perdida pelos fios no dia a dia e acabar com aquele aspecto ressecado no comprimento e nas pontas. Então, não faz mal hidratar todo dia, né? Não exatamente. Embora os cabelos mais danificados possam ser hidratados com mais frequência, o ideal é não fazer isso todos os dias.