Samba de Chico celebra a virada da 'página infeliz da nossa história' ... "Vai Passar" é uma alegoria crítica dos anos sombrios e, ao mesmo tempo, uma celebração da resistência e da esperança, características da produção musical de Chico Buarque naquele período.
Resposta. Devido a censura da época da Ditadura Militar.
As metáforas foram usadas para evitar o choque direto com a censura. ... Alvo predileto da censura, sobretudo a partir da decretação do AI-5, em 1968, Chico Buarque chegou a adotar, no início da década de 1970, o pseudônimo Julinho da Adelaide para ter suas músicas aprovadas.
Músicas que foram censuradas na ditadura
A música Cálice foi escrita em 1973 por Chico Buarque e Gilberto Gil, sendo lançada apenas em 1978. Devido ao seu conteúdo de denúncia e crítica social, foi censurada pela ditadura, sendo liberada cinco anos depois. ... Cálice se tornou num dos mais famosos hinos de resistência ao regime militar.
A partir dos anos 1950, o Brasil passou por uma ebulição musical nunca antes vista, com um caldeirão de movimentos: bossa nova, jovem guarda, tropicalismo, música de protesto. Os festivais de música brasileira despertavam paixões no público, com vaias e aplausos calorosos.
Foi a forma que os músicos acharam de dizer ao mundo que a liberdade de expressão estava caçada no Brasil. Outro grande expoente do período foi o músico Geraldo Vandré. Geraldo compôs “Pra não dizer que não falei das flores”, um hino contra a ditadura.
Os grandes nomes desse período foram Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Vandré, entre outros.
A música popular brasileira engloba o samba, a bossa nova, o rock, o forró, o sertanejo e o brega entre outros estilos.
Um grupo que se destacou na luta contra a opressão foi o dos artistas: atores, músicos, cineastas, artistas plásticos, poetas, escritores... Cada um contribuía com o que melhor sabia fazer, questionando os fatos e informando a população, apesar de censurados pelos órgãos opressores.
Pode-se constatar que a MPB, além de sua relevância como manifestação estética tradutora de nossas múltiplas identidades culturais, apresenta-se como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil.”
A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil, na década de 60, e como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. A MPB reflete a reunião de ritmos e movimentos musicais já presentes no país, trazendo um novo conceito de “música nacional”.
Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral. Distingue-se da música tradicional por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da música tradicional, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações.
O modernismo no Brasil e no mundo não foi apenas um movimento artístico. Na arte brasileira, essa busca se confundiu com o projeto de criação de uma identidade nacional, até então inexistente. ... Dentro dessa lógica, destaca-se o trabalho de Heitor Villa-Lobos.
Ao analisarmos composições que utilizem as técnicas Impressionismo, Expressionismo, Dodecafonismo e Atonalismo, encontraremos uma série de características como a Melodia, o Ritmo e o Timbre, que nos permitem confirmar que essas músicas são consideradas “Modernas do século XX”.