1 aparece, mostra-se, manifesta-se, ergue-se, levanta-se, eleva-se. Chega de repente: 2 chega, sobrechega, vem, sobrevém, assoma, irrompe, rompe.
Conjugação do verbo "surgir"
Significado de Surjam substantivo deverbal Apareçam; ação de surgir, de aparecer, de chegar inesperadamente: é preciso esperar por eventos que surjam na investigação.
Presente: tenho, tens, tem, temos, tendes, têm. Pretérito imperfeito: tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham. Pretérito perfeito: tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram.
ter
O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.
O verbo “ter” é um verbo extremamente irregular, o que significa que, quando conjugado, seu radical sofre profundas alterações, de modo que não há regularidade em sua conjugação. Isso faz com que “ter” seja considerado um verbo anômalo.
O verbo “ter” pode assumir o significado de “existir” em alguns contextos e, por isso, apresenta uma conjugação específica nesses casos.
"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...
Se o que estiver certo, teve mostra que alguém estudou qualquer coisa, enquanto tinha indica menos a certeza disso, pode não ter estudado.
Gramática. Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.
Segundo nos ensinam os clássicos e os estudiosos do idioma, tanto faz construir "Eu te vi" ou "Eu vi-te".
Existe uma lenda sobre este lugar. As duas formas estão corretas. O verbo existir aceita flexão em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ... É conjugado no singular com um sujeito singular e no plural com um sujeito plural.
Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural. É provável que a origem do erro seja a associação da conjugação do verbo “haver” com os verbos “existir” e “ocorrer”.
A forma correta de escrita da palavra é existir. As palavras esistir e hesistir estão erradas. Devemos utilizar o verbo existir sempre que quisermos referir o ato de ter existência real, ou seja, viver, estar, permanecer, haver.
1 esteja, fique, ache-se, encontre-se, apresente-se, sinta-se, ande, permaneça, mantenha-se, localize-se, situe-se, haja, tenha. Verbo ser - exista: 2 seja, viva. Estes sinônimos foram úteis?
Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito. Exemplo: Existem muitas pessoas que não gostam de frutos do mar. Quando o verbo existir fizer parte de uma locução verbal, o auxiliar concordará com o sujeito e não com o verbo principal. Exemplo: Devem existir muitas pessoas que não gostam de frutos do mar.