No Brasil, o início da identificação e do registro documental de problemas relacionados à saúde do trabalhador data do século XIX,33 mas a incorporação desta temática a investigações de caráter científico ocorreu somente mais tarde, nas escolas médicas.
No Brasil, a Saúde do Trabalhador, entendida como campo de práticas apoiadas no modelo da Saúde Pública, se disseminou mais intensamente com o Movimento da Reforma Sanitária e se desenvolveu mais amplamente a partir da promulgação da nova Constituição do País em 1988, e a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS)3.
Hoje a missão da FUNDACENTRO é a Produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, visando ao desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, equidade social e proteção do meio ambiente.
Além das NRs – Normas Regulamentadoras, criadas pelo MTE para a segurança do trabalho, as NHOs tem como objetivo estabelecer os limites de tolerância e os critérios técnicos dos equipamentos utilizados nas avaliações de riscos ocupacionais.
Foi criada em 1966, como Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, tendo seu nome alterado para o atual em 1978, em homenagem ao seu primeiro presidente, Jorge Duprat Figueiredo.
em 1966
A Fundacentro publicou duas novas Normas de Higiene Ocupacional (NHO). A NHO-9 dispõe sobre a “Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração de Corpo Inteiro” e a NHO-10, identificada como NHO VIB/VMB, refere-se à “Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração em Mãos e Braços”.
Principais atribuições do CEREST: ➢ Legalmente, sua função é dar subsídio técnico para o SUS, nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.
NHO 05 – Avaliação da Exposição Ocupacional aos RX; NHO 06 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor; NHO 09 – Avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro; NHO 11 – Avaliação dos níveis de iluminação em ambientes internos de trabalho.
Esta norma de higiene ocupacional cancela e substitui as seguintes Normas da FUNDACENTRO: – NHT-06 R/E – 1985: Norma para avaliação da exposição ocupacional ao ruído contínuo ou intermitente em fase experimental.
Segundo a NR-9, a Higiene Ocupacional visa à prevenção da doença ocupacional através do reconhecimento, avaliação, controle dos agentes ambientais, prevendo uma atuação deliberada no ambiente de trabalho como forma de prevenir a doença.
A higiene ocupacional tem como objetivo prevenir, reconhecer, avaliar e controlar os riscos que podem ocasionar doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.
Esta Norma Técnica tem por objetivo estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional ao ruído, que implique risco potencial de surdez ocupacional.
A Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, é uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. São agentes ambientais que podem causar doenças e danos à saúde dos trabalhadores.
O programa de higiene do trabalho tem como objetivo o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho. ... Assim como, nas condições de trabalho e a identificação do número de trabalhadores que estão expostos diariamente aos riscos no ambiente laboral.
As etapas da higiene ocupacional são: antecipação (“ação preventiva antecipada”) • reconhecimento; • avaliação • prevenção e controle dos riscos.
A antecipação do risco; Essa fase tem como objetivo realizar a avaliação de riscos potenciais e estabelecer medidas preventivas antes que um determinado processo industrial seja implementado ou modificado.
A higiene ocupacional faz parte da ciência de segurança e medicina do trabalho. Seu objetivo é garantir que a integridade dos colaboradores seja mantida mesmo quando estiverem expostos a ambientes perigosos ou insalubres. Isso inclui gases tóxicos, ruídos prejudiciais ao ouvido, ambiente estressante etc.
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
1) Antecipação A antecipação é considerada uma abordagem ideal para a prevenção de riscos, pois inclui: avaliação dos efeitos sobre a saúde dos trabalhadores e impacto ambiental, antes da concepção e da instalação do processo/atividade, através de: tecnologia mais segura e mais limpa ("produção mais limpa");
Podemos citar alguns exemplos de riscos ambientais:
Classificação dos riscos ocupacionais por cor
Para a eliminação, minimização ou controle dos riscos, as medidas de controle devem ser obedecidas na seguinte hierarquia: Medidas de Proteção Coletiva (EPC); Medidas Administrativas ou de organização do trabalho; Equipamentos de Proteção Individual (EPI).