A Retrospectiva da Sprint ocorre depois da Revisão da Sprint e antes do planejamento da próxima Sprint. Esta é uma reunião de no máximo três horas para uma Sprint de um mês. Para Sprint menores, este evento é usualmente menor.
O Refinamento do Product Backlog (PBR) é necessário dentro de cada Sprint para refinar itens e deixá-los preparados (Ready) para as Sprints futuras. As principais atividades do PBR são (1) dividir grandes itens (2), detalhar itens até que estejam preparados (Ready), e (3) estimar.
6a Questão (Ref.: Quando um Sprint (Iteração) deve ser interrompido? Quando o trabalho que está sendo desenvolvido perde sentido para o negócio por mudanças de estratégias ou cancelamento de projeto. Quando o Time de Desenvolvimento sente que o trabalho planejado não será terminado.
O Sprint Scrum termina em duas situações, ou quando se atinge o time-box definido, ou quando o Time Scrum entende que a Meta do Sprint não será mais alcançada ou mudou.
Além disso, ao utilizar o Scrum, pode ser solicitado ao Time de Desenvolvimento para estimar um mesmo item do Backlog do Produto em diferentes momentos. Quando o item está no final do Backlog do Produto, possuirá menos detalhes e, consequentemente, sua estimativa estará em um nível macro.
O Sprint se inicia com a reunião de Sprint Planning, na qual se planeja o trabalho a ser realizado no próprio Sprint. Nessa reunião, Time de Desenvolvimento e Product Owner negociam, a partir dos itens do alto do Product Backlog, o que será desenvolvido.
O Product Backlog é uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto. O conteúdo desta lista é definido pelo Product Owner. O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto. Pode-se começar com tudo aquilo que é mais óbvio em um primeiro momento.
Nas metodologias ágeis, a equipe não deverá exceder a dez pessoas. As estimativas de esforço e tempo são aplicadas a estórias e essa atividade é de responsabilidade da equipe técnica, frisa CTIC-UFPA (2011).
Em frameworks como o Scrum e o Kanban, as equipes devem estimar o tamanho que é igual a quantidade de trabalho aos quais a equipe se comprometeu a fazer. Somando o tamanho de cada cartão concluído ao final de cada Sprint, o resultado será a estimativa de velocidade, frisa Kniberg (2009).
O Product Owner é quem faz a ponte entre a área de negócios e a Equipe Scrum. De um lado, o Product Owner deve entender as necessidades e prioridades de todos os envolvidos na empresa para agir como seu porta-voz.
O Scrum tem três papéis: proprietário do produto, mestre do Scrum e membros da equipe de desenvolvimento. Embora esses papéis sejam bastante claros, o que fazer com os cargos já existentes pode ser um pouco confuso. Muitas equipes perguntam se precisam mudar os cargos quando estão adotando o Scrum.
Quais as funções existentes dentro de um Scrum Team?
O que é Scrum Team? O Scrum Team é uma equipe de desenvolvimento, porém a divisão das funções não ocorre de maneira tradicional. A manutenção do equilíbrio entre todos os colaboradores é o principal objetivo do time.
Alguns estilos de liderança comuns no ambiente do projeto Scrum: Autocrático: Os líderes autocráticos não delegam os poderes aos outros e os poderes de decisão ficam repousados ?? com o líder. ... Democrático: Este estilo de liderança é completamente oposto ao estilo autocrático.
As cerimônias são:
Os artefatos do Scrum. Os artefatos e as cerimônias são as características mais peculiares dos métodos ágeis. ... Eles são a base fundamental para a existência de todos seus artefatos, suas ferramentas de apoio ao Time Scrum. São eles, o Product Backlog, o Sprint Backlog, o Incremento e a Definição de Pronto.
O ou Scrum of Scrums (SoS), é uma ferramenta que permite a divisão de uma equipe Scrum grande em várias equipes Scrums menores. ... As reuniões têm como objetivo alinhar as ideias técnicas das equipes que estão em um mesmo projeto, além de tratar de assuntos que possam resultar em atraso na entrega.
Agora vejamos as etapas do processo:
Agora sim, confira o passo a passo simplificado.
O que é a metodologia Scrum Trata-se de um método de trabalho realizado a partir de pequenos ciclos de atividades dentro de um projeto. Cada ciclo de atividade é planejado previamente e se chama Sprint, composto por um período de tempo predefinido em que as tarefas devem ser realizadas pela equipe.