«Quando a esmola é demais [ou muita, ou grande], o santo desconfia.» ... «Quando a esmola é grande [ou muito grande, ou demais], o pobre desconfia.» «Quando a esmola vem, já o padre está cansado.» «Quando a esmola vem, já o pobre está desfalecido.»
Resposta. Essa frase significa que quando a oferta é muito boa devemos desconfiar, pois ninguém faz nada para perder, devemos tomar cuidado para não cair no conto do vigário.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia! É esse o ditado, é "o pobre" é não "o santo". Noutros tempos era comum que pessoas muito pobres pedissem, nas ruas e às portas dos mais abastados, uma "esmola, por Deus".
Olá amigos! Existem basicamente 4 razões que explicam o comportamento verbal de pessoas que falam de mais: a cognição, a motivação, o ambiente e o corpo (cérebro).
Débora Henrique: Quem Muito Fala, Pouco é Ouvido. Quem Muito Fala, Pouco é Ouvido.
Stephany Melo: Quem muito fala, na hora não faz nada. Quem muito fala, na hora não faz nada.
Falar demais, nem sempre é bom, pois quem fala muito, tem mais chance de errar. ... Nesta página, estão em destaque alguns versículos bíblicos que falam sobre falar demais. Confira e medite na palavra de Deus: Provérbios 10:19 – “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato”.
O grito é um símbolo da falta de razão e descontrole. É um desequilíbrio na relação, pois quem grita tem falta imagem de forte e dominador. Em teoria, quem tem razão, pode falar e não precisa gritar. Se faz mal a quem grita (ao corpo e a mente), certamente, faz estrago a quem presencia e escuta.
Portanto, falar muito alto ou gritar só faz sentido se o paciente apresentar outras causas para a perda auditiva, como por exemplo, excesso de cera no ouvido que pode obstruir a passagem do som.