O intestino grosso apresenta algumas partes principais: ceco, cólon, reto e ânus. O cólon é dividido em cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide. Ceco: é a parte inicial do intestino grosso. Essa região conecta-se ao apêndice, uma estrutura que possui um lúmen pequeno e estreito.
A artéria cólica direita fornece sangue para o cólon acima do ceco para a flexura cólica direita. A artéria ileocólica também emerge do lado direito da artéria mesentérica superior, e cursa em direção à fossa ilíaca direita. Ela emite os ramos superior (cólico) e inferior (ileal).
Enquanto o intestino delgado participa do processo de absorção de nutrientes, o intestino grosso é a porção do Sistema Digestório responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal.
O intestino delgado é a maior parte do aparelho digestivo. Ele se estende desde o estômago (piloro) até o intestino grosso (ceco) e consiste em três partes: duodeno, jejuno e íleo. As principais funções do intestino delgado são completar a digestão da comida e absorver os nutrientes.
Ele é um componente vital da hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue que transporta oxigênio para as células e retira delas o dióxido de carbono, participando assim da produção e liberação de energia no corpo. O Ferro atua também na síntese de importantes moléculas orgânicas.