Admiração excessiva por algo ou por alguém, geralmente, ocasionada pela demonstração de talento, poder, honestidade etc., do que ou de quem é alvo dessa admiração; consideração ou respeito: tinha veneração pelos avós; veneração do trabalho. Sentimento de amor oferecido: veneração pelos pais. ... Do latim veneratio.
Portanto segundo essas confissões, veneração não deve ser confundida com idolatria e nem com fetichismo religioso. ... Eles fundamentam suas tradições em práticas e exemplos de confecção e veneração bíblicas, como em Êxodo Números 21:8-9 e I Crônicas
– em que a Bíblia relata o Cristo se referindo alguma imagem religiosa, Ele não faz uma condenação, mas sim LIGA A SUA PESSOA AO SIMBOLISMO DESSA IMAGEM: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3,14-15).
Quando os cristãos começaram a produzir as primeiras imagens de santos? Desde os primeiros séculos os cristãos pintaram e esculpiram imagens de Jesus, de Nossa Senhora, dos Santos e dos Anjos, não para adorá-las, mas para venerá-las. As catacumbas e as igrejas de Roma, dos primeiros séculos, são testemunhas disso.
A partir de 726, o imperador bizantino Leão III, o Isauro, continuado pelo seu sucessor Constantino V, alegou que as imagens de santos nada mais eram do que ídolos, iniciando o iconoclasma na parte oriental da Igreja Católica, pois desejava controlar o poder econômico dos mosteiros, que confeccionavam imagens, ...
Em Levítico, agora no capítulo 26, em seu versículo primeiro, diz assim: “Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura nem coluna, nem poreis pedras com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus”.
Desde Gênesis a Apocalipse a Bíblia condena TODAS as imagens e a idolatria. “Maldito aquele que fizer imagem de escultura, seja de madeira ou de metal fundido, obra de artesão, mesmo que a levante secretamente. O Senhor não tolera essas coisas…” (Deuteronômio. 27:15.)
A idolatria significa adoração aos ídolos. Quando se fala nessa palavra, as pessoas geralmente pensam em adoração à imagens de esculturas de outras pessoas, como estátuas e quadros, etc. Até mesmo imagens do próprio Senhor Jesus e de Maria, por exemplo.
adjetivo Que presta culto aos ídolos, às imagens que representam divindades. [Por Extensão] Que venera pessoas ou coisas: um cineasta idólatra do cinema. Que se relaciona com idolatria, com culto aos ídolos ou com uma admiração exagerada por algo ou alguém. ... Etimologia (origem da palavra idólatra).
verbo transitivo direto e intransitivo Cultuar ídolos; adorar (algo ou alguém) com idolatria: certos adolescentes idolatram artistas; alguns povos idolatram. ... Etimologia (origem da palavra idolatrar).
Significado de hidrolato Substância líquida e aromática, obtida pela destilação de água com plantas aromáticas. Hidrolato simples, água destilada.
Bom, foi isso que o Senhor falou para Israel em Isaías 42:20: “Tu vês muitas coisas, mas não as observas; ainda que tens ouvidos abertos, nada ouves.”
A importância atribuída por Javé Deus à adoração exclusiva é reportada como "um ciúme forte, como o de um marido para com sua esposa": "(14) Não seguirás outros deuses, qualquer um dos povos que estão ao teu redor, (15) pois Javé, o teu Deus, que habita no meio de ti, é Deus zeloso; a ira do Eterno, o teu Deus, se ...
Não teria, em nenhum instante, a menor privação da graça divina. Por isso, essa mulher especial, Maria, escolhida para a Mãe do Redentor, foi saudada pelo Anjo mensageiro de Deus com as palavras: “Ave, ó cheia de graça (agraciada de modo especial) …, bendita entre as mulheres”, ou seja, sem pecado (privação da graça).
Uma mulher obediente A bíblia traz muitas virtudes do caráter de Maria, revelando ser uma mulher disposta, obediente, adoradora, humilde, confiante, respeitadora, submissa, paciente, que vivia pela fé, amorosa, destemida, pura, de oração, temente, que conhecia muito bem Deus e a sua palavra.
Maria teria vivido na Galileia no final do século I a.C. e início do século I d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo. ... O Novo Testamento começa o seu relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu a ela anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus.
Ana, mãe de Maria