Dalton propôs que cada átomo de um elemento, como o ouro, por exemplo, são iguais a todos os outros átomos desse mesmo elemento. Ele também notou que os átomos de um determinado elemento são diferentes dos átomos de todos os outros elementos.
Dalton - átomo maciço, indivisível, homogêneo de carga positiva. Não afirmou que o átomo é divisível, não explicou a presença de cargas. Thomson - Não explicou as duas regiões do átomo. (Núcleo e eletrosfera).
O modelo atômico de Dalton traz os seguintes postulados: O átomo apresenta uma forma esférica; Todo átomo é maciço e indivisível; Todo átomo é indestrutível; Seu modelo para o átomo foi associado a uma bola de bilhar.
Conclusão: o modelo atômico de Dalton consiste em dizer que os átomos são esferas rígidas minúsculas e impossível de destruir e todos eles são iguais.
As principais características do seu modelo foram: -Átomo como indivisíveis, ou seja, eles não podem ser criados e nem destruídos. -Os átomos eram permanentes. -Dalton dizia que o átomo era como uma bola de bilhar, maciça, homogênea, indivisível e de carga neutra.
O Modelo Atômico de Dalton apresenta as substâncias como sendo constituídas de pequenas partículas chamadas de átomos. Nos seus postulados, o cientista afirmava que os átomos dos diferentes elementos têm distintas propriedades, mas todos os átomos do mesmo elemento são exatamente iguais. ...
Dalton, cientista inglês, em 1808, explicou que a matéria (sendo que matéria é o que ocupa lugar no espaço) é formada por átomos. Portanto o átomo é a menor partícula da matéria. ... s átomos de um mesmo elemento são iguais entre si, isto é, idênticos em massa e apresenta as mesmas propriedades químicas.
O modelo atómico de Dalton ficou conhecido como uma partícula minúscula maciça, indivisível e indestrutível. ... Pontos negativos: é que o átomo são partculas maciças e divisíveis, todos os átomos de um elemento não tem a mesma massa etc.
Sim, Dalton estava errado (apesar de ter contribuído com o entendimento do átomo), isso porque ele acreditava que o átomo era uma esfera maçica, indivisível e sem carga. ... → Teorias modernas mostram que o átomo pode sim ser dividido em partes menores: os quarks. Refutando Dalton, que afirmava que o átomo não é divisível.
Dalton foi o primeiro a postular o modelo atômico usado porem estava incompleto pois dizia que o átomo era a menor partícula existente, mas essa definição foi mudando ao decorrer do tempo, sobre o gás foi melhor tratar o átomo com algo indivisível e maciço para facilitar o estudo na cinética dos gases onde temos hoje ...
Por que o modelo de dalton precisou ser aperfeiçoado??? porque não foi capaz de explicar vários fenômenos químicos e físicos,logo foi necessário novos modelos para responder estes fenômenos.
Entre as principais características dos gases estão: volume e forma variáveis, grande compressibilidade e expansibilidade, baixa densidade e são miscíveis entre si. Um gás é um estado fluido da matéria que não passa para o estado líquido apenas por um aumento de pressão ou apenas por uma diminuição de temperatura.
Resposta: Dalton - Modelo da bola de bilhar, imaginava o átomo como sendo um bola maciça e indivisível. Thomson - Inclusão dos elétrons no modelo (modelo de pudim de passas). Rutherford - Modelo planetário, imaginou o átomo constítuido por um núcleo pequeno positivo e um imenso vazio onde estariam os elétrons.
Dalton acreditava q o átomo era uma esfera maciça indivisível, Thomson por outro lado propunha que o átomo deveria ser uma esfera uniforme carregada positivamente incrustada de elétrons, já para Rutherford o átomo seria constituído por uma parte central, pequena e maciça, o núcleo, onde se concentrava toda a carga ...
O modelo de átomo mais aceita é a de Niels Bohr. O modelo de Bohr foi introduzido pela primeira vez em 1913.
Numa mistura gasosa, a pressão de cada componente é independente da pressão dos demais. A pressão total é igual à soma das pressões parciais dos componentes. ... Portanto, a pressão total da mistura gasosa é a soma das pressões parciais de cada gás que a compõe. Vamos considerar dois tipos de gases, A e B.
Os gases são moléculas ou átomos que se movimentam constantemente. As suas principais características são que os gases apresentam são: Volume variável; Difusibilidade, ou seja, tem a capacidade de se misturar de forma homogênea e.
Todos os gases têm massa, porém eles não possuem forma definida nem volume constante. ... O volume de um gás corresponde ao espaço que ele ocupa e isso depende do recipiente no qual ele está contido, pois por maior que seja o recipiente, o gás ocupará totalmente o volume que lhe for oferecido.
Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém. Gasoso: O movimento das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido.
Os gases reais são todos os gases existentes na natureza, salvo quando estão em condições de pressão e de temperatura particulares e nestes casos são considerados aproximadamente, para efeitos apenas de cálculos facilitados, como gases perfeitos ou ideais.
O ar que respiramos é a mistura gasosa mais importante que existe (composta principalmente do gás nitrogênio (N2) e do gás oxigênio (O2)). O gás carbônico (CO2) é um gás que faz parte da reação de fotossíntese realizada pelas plantas. O gás metano (CH4) é um importante combustível (gás natural).
Gases são compostos moleculares que possuem características como a grande compressibilidade e a capacidade de se expandirem, estes compostos não possuem volume fixo, são miscíveis entre si e em qualquer proporção. ... Um gás, seja ele qual for, pode sofrer três tipos de variação: de volume, temperatura e de pressão.
Resposta. Um gás ideal ou perfeito é teóricamente composto de um conjunto de partículas pontuais movendo-se aleatoriamente e não interagindo. Gás Real é todo gás q existe, em qlqr condição de pressão e temperatura.
Existem três classes básicas de gases ideais:
As condições necessárias para que um gás seja considerado perfeito são: Ser constituído por um número muito grande de partículas em movimento desordenado; O volume de cada molécula ser desprezível em relação ao volume do recipiente; ... As forças entre as moléculas são desprezíveis, exceto durante as colisões.
Os gases reais apresentam comportamento semelhante aos gases ideais quando se encontram submetidos a baixas pressões e altas temperaturas. Sob a condição de mesma temperatura e quantidade de matéria, o gás real apresenta menor pressão que o gás ideal.
Confira, em resumo, algumas características dos gases ideais: Neles só ocorrem colisões perfeitamente elásticas entre partículas; ... Gases reais comportam-se como gases ideais quando em regimes de baixas pressões e altas temperaturas; Grande parte dos gases comporta-se de forma similar aos gases ideais.
O comportamento aproximado ao dos gases reais é cada vez melhor quanto menor for a pressão e maior a temperatura, denominado de gás perfeito ou gás ideal.