Qual das alternativas abaixo traz a definição correta do Imperialismo do século XIX? Denominação dada aos africanos de origem holandesa e francesa. O Neocolonialismo foi motivado pela busca de matérias-primas, mercados consumidores e mão-de-obra barata.
Resposta. Através da necessidade de adquirir novos mercados consumidores capazes de absorver os produtos produzidos na Europa, os países europeus passaram a dominar regiões na Ásia e na África, utilizando-se de ideologias imperialistas, como o etnocentrismo, o darwinismo social e o racismo.
Como os europeus de fins do século XIX e início do século XX justificavam sua prática imperialista? Resposta: Os europeus consideravam os povos do além-mar como incivilizados. Os povos considerados atrasados seriam beneficiados pela colonização europeia. Assim, a dominação se revestia de missão civilizadora.
Resposta. Os países alegavam que era uma ato educacional. Que suas atitudes ajudariam o desenvolvimento econômico e social do país que estavam colonizando.
Resposta: O imperialismo aumentou as rivalidades entre os grandes impérios, que disputavam os monopólios coloniais em todas as partes do mundo. O imperialismo possibilitou transformações tecnológicas as colonias, mas também estimulou o racismo e a desvalorização das expressões culturais dos povos dominados.
As contribuições européias foram, novas idéias e técnicas para agricultura, indústria e comércio, saúde e educação e administração política. Poucas culturas asiáticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idéias, mas aquelas que, como o Japão, conseguiram, tiraram muito proveito após sua independência.
O resultado foi morte, perseguição, exploração da mão de obra e a instalação de ditadura que retiraram a liberdade e impediram movimentos de independência e autonomia locais.
Resposta. Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural ou econômico de uma nação sobre outra ou várias regiões geográficas. ... No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.