A configuração das poltronas muda de acordo com a aeronave, mas fique no máximo na fileira 7 para garantir o passeio. Na região das asas, o motor ronca mais alto – é lá que ele fica.
Todas as portas das aeronaves, quer para embarque/desembarque de passageiros, quer de serviço, são homologadas como SAÍDAS DE EMERGÊNCIA. Estão localizadas em ambos os lados da cabine de passageiros de modo que, em caso de emergência, facilitem a evacuação.
Na Classe Econômica dos aviões geralmente os melhores assentos são aqueles localizados na saída de emergência. Eles oferecem um espaço maior entre os assentos e quando estão localizados na primeira fileira oferecem amplo espaço para esticar as pernas.
Há duas fileiras no avião onde as poltronas NÃO reclinam: a última fileira e a fileira logo em frente à saída de emergência (cujo número varia dependendo do avião, mas é sempre ali entre a 10 e a 15).
Nos aviões da Latam opte pelos corredores nas letras C, D, G e H. No 747-400 da Lufthansa, os melhores lugares estão nas fileiras 32, 33 e 43. As janelas são as poltronas com as letras A ou K. No Boeing 777-200 da KLM fique até a fileira 40.
Seja em que companhia for, as letras são sempre iguais: o A e F correspondem à janela, o B e E a lugar 'do meio' e C e D ao lugar no corredor. Quando o passageiro se engana, pergunta na maioria das vezes ao assistente de bordo se é necessário trocar de lugar.
Se quiser dormir de forma mais confortável durante o seu voo, opte por um assento na janela, que fique na região das asas da aeronave. Essa parte do avião costuma ser silenciosa e balançar menos.