Teddy Dwerg. O Teddy Dwerg é uma das raças mais peludas, e portanto, é um dos coelhos mais dóceis e calmos. São coelhos que encantam a qualquer um. Vale alertar que é um coelho que exige que o dono tenha um tempo para cuidar da pelagem dele por pelo menos uma vez por semana.
Estudos mostram que existem mais de 50 raças de peludos, uma mais fofa que a outra! Cada uma possui suas características e cuidados específicos. Se você gostaria de saber mais sobre tipos de coelho, continue lendo! Separamos as cinco raças mais populares e explicamos como cuidar de cada uma.
Como descobrir a raça do meu coelho
Qual a diferença entre mini coelho e o coelho comum? Falando de raça pura, os coelhos minis são raças com peso até 2 kg. Raças grandes variam de 3 até 16 kg. Além da diferença de peso, pelagem e tamanho, são mais inteligentes, interativos e mais apegados ao dono.
Para descobrir se o animal ainda vai crescer é necessário saber o tamanho da raça dele. Caso não tenha certeza se o coelho é um adulto de raça pequena ou o filhote de uma raça grande, tire fotos dele semanalmente e compare-as.
O peso do mini coelho varia entre 1 a 2 kg, medindo de 25 a 35 cm (posição sentada) de acordo com a raça. Já nos coelhos grandes, encontramos exemplares que pensam a partir de 3 kg conforme a raça, podendo chegar a 16 kg em algumas raças gigantes.
5 sintomas que um coelho vai morrer
Os seus sentidos são excelentes, porém o da visão se destaca como sentido mais desenvolvido. Assim como o peixe, o coelho enxerga no escuro, sua visão noturna é ainda melhor.
Evite colocar um pano (ou coberta) dentro da gaiola/cercado. O seu coelho pode roer ou urinar em cima. Panos, cobertas e toalhas ajudam sim e devem ser colocadas em cima da gaiola, ou em cima do cercado se este possui teto; ... Roupinhas podem incomodar o coelho e perder sua eficiência.
O coelho vai passar boa parte do tempo fora da gaiola, mas ainda precisa de um espaço seguro e isolado, onde possa passar as noites e os momentos em que se sentir ameaçado. Você também pode optar por um cercadinho para cachorro.
Se sente que deve dormir com o seu coelho, tente colocar o seu colchão no solo para a sua cama ter menos altura e desse modo possa evitar que seu coelho caia e se lesione.
Não existe nada que proíba o seu coelhinho de dormir consigo, tudo dependerá de como ele está educado e de alguns cuidados de higiene. Antes de tomar a decisão tenha em conta os seguintes aspetos: O pelo e alguns microrganismos do coelho podem, com o passar do tempo, trazer problemas respiratórios e alergias.
Deixe-o ficar à sua volta. Sente-se no chão, a fim de que você e ele fiquem no mesmo nível. Espere-o ficar curioso e aproximar-se para farejá-lo. Tão logo ele faça isso, dê-lhe um petisco. Dê um novo petisco a cada vez que ele voltar até você, e assim se criará na mente do coelhinho uma boa associação a seu respeito.
2º dica: Interação e bons modos Como a interação com o bichinho é bastante saudável, Salvador sugere que a comunicação e as brincadeiras comecem com carinhos, afagos e a oferta de petiscos como pedaços de maçã, banana, couve e alfafa. Já brincadeiras de correr, muitas vezes, podem assustar o coelho.
Por exemplo, se você quer que ele suba no seu colo quando chamado, pode dividir em 3 partes: responder o seu comando, subir no sofá (ou cadeira), aninhar-se em seu colo. Outro ponto que deve ser enfatizado é que o comando deve ser sempre o mesmo, as variações o deixará confuso e não será produtivo.
Como também existem coelhos que amam colo, mas não gostam muito da "companhia do seu dono". A principal dica para criar um laço com seu coelho, é tratá-lo com todo o carinho e amor que pode oferecer. Sempre lembrando das suas necessidades.
Verduras. As folhas estão entre os alimentos preferidos dos coelhos! Então, na hora de se perguntar “coelho come o que?”, além da ração, ofereça uma deliciosa salada, mas não utilize sal ou qualquer outro tempero. Também evite oferecer vegetais muito aguados, como o alface, pois eles podem soltar o intestino.
Além de maçã, outras frutas podem ser oferecidas aos coelhos até duas vezes por semana....Quais são as frutas que coelho pode comer?
De maneira geral, esse não é um alimento tóxico para os felpudos. Contudo, não é recomendado oferecer milho para coelho ou até mesmo torná-lo parte da dieta do pet. Isso porque, diferentemente de outros vegetais, o grão de milho não é composto, principalmente, por celulose, mas por um tipo de polissacarídeo complexo.
Dê pequenas quantidades de comida em granulado ou mistura de cereais apenas uma vez por dia e retire após algumas horas. Não deve dar mais de 2-3% do peso do animal em granulado por dia.
Não é recomendável oferecer alimento humano ou qualquer derivado animal, lembre-se que os coelhos são animais herbívoros. A comida fresca é muito mais benéfica para o organismo do coelho e ele vai degustar com muito mais vontade, por isso fique sempre atento à data de validade.
São de fácil trato, comem cerca de 30 gramas de ração por quilo de peso por dia (calcular a quantidade pelo peso do seu coelhinho). Não se deve ultrapassar a quantidade diária de ração recomendada, pois podem engordar demasiadamente e ficar doentes.
A alimentação com ração diminui a proporção de gordura, porém é dificil de controlar, pois exige calcular a quantidade diária a ser ministrada, com uma atenção continuada de registro de consumo. O consumo diário de ração a ser ministrada aos coelhos em engorda, é em média de 100 a 130 gr./dia.
Eles fazem isso porque não possuem a enzima responsável pela digestão da celulose. Assim, em seu intestino existe uma flora de microrganismos (bactérias e protozoários) que ajudam na digestão. Quando o coelho defeca, uma parte desses microrganismos sai junto com as fezes.
Em casos de acúmulo de secreção, dê banho com o uso de algodão úmido. Para isso, separe uma bacia com água e coloque algumas gotas de shampoo de bebê ou próprio para coelhos no recipiente. Após isso, mergulhe o algodão na bacia e esprema para tirar o excesso de água. Em seguida, passe o algodão na área onde está sujo.