Entender o que é Patologia permite saber como esse ramo da Ciência relacionado com a Medicina é importante para a compreensão dos sintomas e tratamento das doenças. O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo.
Patologia construtiva é a análise que busca determinar as origens, sintomas e consequências de danos na construção civil.
As manifestações patológicas mais recorrentes nas instalações elétricas são: R: Uso inadequado, Execução inadequada das instalações e Falhas de projeto.
Pois as falhas relacionadas à impermeabilização, são geralmente causadas por falta de especialização de mão-de-obra, que juntamente com a falta de um projeto específico, torna o processo ineficiente, levando assim aos erros construtivos.
Definição. Patologia de edificações é o ramo da engenharia que estuda sintomas, mecanismos, causas e consequências das deficiências das edificações. Patologia significa o não atendimento a um desempenho desejado.
Significado de Patológico adjetivo Que faz referência a patologia. Que está relacionado com quaisquer doenças; doentio ou mórbido: medo patológico de aranhas. Etimologia (origem da palavra patológico).
Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação) A disgregação, desplacamento ou esfoliação caracteriza-se pela ruptura e destacamento do concreto superficial, principalmente das partes salientes da peça. O fenômeno ocorre em função do surgimento de tensões de tração acima da resistência do concreto.
No dicionário desplacamento consiste no movimento ocasionado pelo desprendimento de fragmentos ou placas de rochas, ao longo da superfície de estruturas geológicas (xistosidade, acamamento, fraturamento), devido principalmente às variações térmicas ou à alívios de tensão.
Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.
Como evitar a lixiviação A lixiviação pode ser evitada mantendo o solo sempre coberto com plantas vivas e com resíduos de culturas – a palhada. Isso evita a erosão, que carreia solo morro abaixo e, com o solo, a matéria orgânica, os nutrientes e as frações mais finas do solo – a argila e o silte.