A Biologia explica que, na região das axilas, existe um grupo de glândulas sudoríparas chamadas de apócrinas, que contribuem, e muito, para o mau cheiro nessa região. A função de toda e qualquer glândula sudorípara é eliminar o suor para abaixar a temperatura interna do corpo.
Como já citamos na matéria, além de ser um branqueador natural, e limão é um agente anti-bacteriano e anti-séptico poderoso. E para remover as células mortas da pele, esfregue suavemente uma rodela de limão na pele por alguns minutos, deixando o suco do limão nas axilas por 10 minutos e depois deve-se lavar bem a área.
O vinagre de maçã possui propriedades antibacterianas e é naturalmente ácido. Assim, atua diretamente contra as bactérias que causam o mau cheiro. Aplique regularmente nas axilas com o auxílio de um algodão. Outra receita que pode ajudar é fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e limão.
Quem trata esse tipo de problema é o médico Dermatologista. Também conhecida como Bromidrose, o odor excessivo em locais como axilas e regiões plantares pode ser tratada em casa com produtos como loções, sabonetes. Deve ser investigada se existe Hiperidrose associada (excesso de suor), que agrava o quadro.
Infecção urinária O que fazer: o tratamento deve ser recomendado pelo ginecologista ou urologista é geralmente feito com antibióticos como Amoxicilina, Ampicilina ou Cefalosporina, sendo também recomendado beber bastante água ou sucos de fruta, durante todo o tempo de recuperação.
O que fazer em caso de urina com cheiro forte? Mesmo sem saber a causa subjacente, muitas vezes o mau cheiro da urina é resultado de desidratação. Neste caso, a dica é beber muito líquido para diluir a alta quantidade de ureia na urina.
“O odor forte pode indicar simplesmente que a urina está concentrada, porque o bebê ingeriu pouco líquido durante o dia”, explica Alessandra Cavalcanti, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). A forma como a doença se manifesta varia de acordo com a faixa etária.