Se você tiver uma população pequena ou média e já tiver todos os valores-chave, basta utilizar a fórmula padrão para o tamanho de uma amostra, que é a seguinte: Tamanho da amostra = [z2 * p(1-p)] / e2 / 1 + [z2 * p(1-p)] / e2 * N]. N = tamanho da população.
Fórmula do cálculo amostral Para encontrar o número ideal da amostragem, é necessário usar o teorema do limite central. Ele fornece suporte matemático ao conceito de que a média de uma amostra aleatória de uma população grande tende a estar próxima da média da população completa.
Amostragem é um processo que segue técnicas de escolher membros de uma população de forma que seja possível realizar inferências sobre toda a população. Ou seja, a amostragem permite concluir sobre o todo analisando apenas partes.
Basta multiplicar o total pretendido para a amostra (325, no nosso exemplo) pela proporção de cada estrato na população.
Consiste em dividir a população em subgrupos (estratos) que denotem uma homogeneidade maior que a homogeneidade da população toda, sob a análise de variáveis de estudo.
Uma amostra aleatória simples pode não incluir elementos representativos de um ou mais estratos. Neste caso, pode-se realizar uma amostragem estratificada que é obtida simplesmente tomando amostras de cada estrato da população.