Segundo o quadro teórico elaborado Page 5 288 por Silva (2009), os pós-críticos enfatizam a cultura, o gênero, a etnia, a diferença e a linguagem. Já os críticos ressaltam o poder, a economia, a classe social e o conflito.
O que distingue uma "teoria do currículo" da teoria educacional mais ampla? ... A teoria é uma representação, uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que – cronologicamente, ontologicamente – a precede. Assim, para já entrar no nosso tema, uma teoria do currículo começaria por supor que existe, "lá fora".
Desse modo, na perspectiva do currículo multirreferencial, aprende-se através de diferentes referências, busca-se um espaço com referência principal no alunado, abre-se espaço de diálogo e comunicação, há respeito às diferenças, aos gostos, aos interesses, às necessidades de cada um e busca-se valorizar a ...
Descreve uma nova escola baseada no processo dialógico, na ação e na reflexão, onde o currículo seria um sistema aberto ou, nas palavras do autor, um “currículo aprendente”.
O INTERCRÍTICA - Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação se caracteriza como encontro de trabalho e de troca de experiências entre os vários grupos de pesquisa vinculados ao GT 09 Trabalho e Educação da Anped e se constitui num fórum de discussão sobre o desenvolvimento histórico e atual das ...
Adotamos uma noção de currículo referente aos acontecimentos que implicam no processo educativo/formativo dos estudantes. ... Assim, entendemos que uma educação de perspectiva multi/intercultural e que seja intercrítica, certamente pode ser uma possibilidade para um aprendizado no qual se problematize o mundo vivido.
Quais são os diferentes tipos de currículo?
Graças a esses simples retoques, você pode ter certeza que terá o melhor modelo de currículo na mesa do recrutador....Modelo Newcast.
Curriculum – palavra latina, diminutivo de currus: corrida; percurso. No âmbito educativo, currículo faz referência às instâncias que devem ser percorridas, ao estilo de uma corrida, para o cumprimento de um trajeto educativo.
O currículo expressa o projeto pedagógico da escola, organiza e orienta determinada prática educativa. ... Assim concebendo o papel do currículo vê-se que não tem cabimento propostas curriculares que visem a resumir conteúdos ou a restringir o aluno em seu mundo cultural de origem.
É um instrumento de cidadania fundamental para garantir a equidade e os direitos das famílias. Serve para estabelecer padrões, ou seja, os níveis de aprendizagem para cada etapa do ensino: atingir esses níveis é o que cabe ao aluno.
152) define currículo narrativo como um processo, um percurso a ser realizado por um grupo de professores e estudantes no contexto escolar. O autor explicita que o “aprendizado narrativo ocorre durante a elaboração e a manutenção contínua de uma narrativa de vida”.