Diferentemente dos campos de concentração, que serviam principalmente como centros de detenção e de trabalho forçado, os campos de extermínio (também chamados de "centros de extermínio" ou "campos de morte") eram quase que exclusivamente "fábricas de morte".
Campo de concentração designa uma construção militar cujo propósito é deter prisioneiros de guerra ou prisioneiros políticos. Ao longo da história, ocorreram diversos exemplos de campos de concentração que foram desenvolvidos como forma de segregar determinada população.
Os campos de concentração foram utilizados com o objetivo de segregar determinados grupos políticos, classes sociais ou estrangeiros do restante da população. O objetivo central deste texto é concentrar-se na história dos campos de concentração desenvolvidos durante a Alemanha nazista no período entre 1933 e 1945.
Centenas de milhares de ciganos de toda a Europa ocupada pelos alemães foram mortos nos campos e pelos esquadrões móveis de extermínio. Prisioneiros políticos, Testemunhas de Jeová, e homossexuais eram enviados para campos de concentração como forma de punição.
Os estudiosos do Holocausto estabelecem uma distinção entre os campos de concentração (descritos neste artigo) e os campos de extermínio, que foram estabelecidos pela Alemanha nazista para o assassinato em massa em escala industrial de judeus nos guetos por meio de câmaras de gás.
Nos campos próprios para a execução de judeus (campos de extermínio), os judeus eram executados em câmaras de gás. Todas as pessoas que eram enviadas para o campo de concentração eram mortas./span>
Em sua apresentação, afirmou que os testemunhos ganharam papel de destaque na reconstrução histórica a partir do final da Segunda Guerra Mundial, na apuração dos crimes cometidos pelos nazistas contra os judeus. ... Até esse momento a História se construía com outros documentos", sustentou.
Para facilitar a execução da "Solução Final" (genocídio ou destruição em massa de judeus), os nazistas construíram campos de extermínio na Polônia, o país europeu que possuía a maior população judaica em seu território. O objetivo dos campos de extermínio era o de tornar o assassinato em massa mais rápido e eficiente.
História Geral. Holocausto foi o genocídio de judeus cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e resultou na morte de seis milhões de pessoas, aproximadamente.
Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o período.
Entre os campos de concentração instalados na Polônia, os mais mortíferos foram:
campo de concentração de Bergen-Belsen
Pelo seu décimo terceiro aniversário, pouco antes de passar a viver no esconderijo, Anne recebe um diário de presente. Durante os dois anos em que permanece escondida, Anne escreve sobre o que se vai passando no Anexo Secreto, mas também sobre o que sente e pensa.
6 de janeiro de 1945
1945
16 anos (1929–1945)
O ANEXO SECRETO Anne fazia seu dever de casa logo após o almoço. Seus estudos se dividiam entre línguas, história, taquigrafia ou qualquer outro curso que se pudesse comprar por correspondência. Isso acontecia no quarto ou na sala comum. Também era nesse horário que Anne escrevia em seu diário./span>
Anne era uma garota como qualquer outra – no entanto, tinha um detalhe. Era judia na Europa durante a ascensão de Hitler e seu partido Nazista. ... Uma delas, por exemplo, é o de Hello Silberberg, namoradinho de Anne, que contava os 16 anos, mesmo, à época, ela tendo apenas 13./span>
O sonho de Anne era ser jornalista ou escritora. Graças ao pai, seu diário foi publicado pela primeira vez em 1947, com o título "Das Hinterhaus"("A casa dos fundos")./span>