Tipos de psicopatas e suas características....
A psicopatia é um transtorno psicológico caracterizado por comportamentos antissociais e impulsivos, além de desprezo e falta de empatia com os outros. ... Nem sempre as pessoas psicopatas desenvolvem esse tipo de agressividade, sendo mais característico o poder de manipulação, o egocentrismo e a falta de empatia.
Ao longo dos anos, já foi chamado de psicopatia, sociopatia, condutopatia e transtorno de personalidade", lembrou Palomba. A deformação de conduta pode ou não se manifestar, no entanto, não existe cura para o problema, segundo Palomba. "Existe tratamento para controlar", afirmou o psiquiatra.
Os traços-chave que os sociopatas e os psicopatas têm em comum incluem:
Então, enquanto um psicopata pode ter um olhar intenso com olhos sombrios, vazios e malignos que parecem estar penetrando em você (e é exatamente assim, como se alguém tivesse disparado uma flecha invisível através de seu corpo), os olhos do sociopata (ou narcisista maligno) não têm a mesma aparência penetrante de ...
O psicopata concebe em sua mente a ideia de que a vítima é propriedade sua, por isso, no momento em que se sentir abandonado, tentará recuperá-la por todos os meios possíveis.
Livro ensina como identificar psicopatas e sinais de alerta; leia trecho. ... Em "Como Identificar um Psicopata", psicóloga forense Kerry Daynes explica como funciona a mente desses indivíduos, revelando traços de comportamento e dando dicas de como identificar os principais sinais de alerta.
O processo para formar um psicopata começa quando o indivíduo cria uma série de saídas ou justificativas para os seus atos, gerando desculpas para comportamentos mais violentos. ... Egoísmo: O psicopata é incapaz de se colocar no lugar do outro – em uma situação de sofrimento, por exemplo, ele se mantém frio e apático.
A psicopatia é considerada uma condição inata do indivíduo, ou seja, a pessoa já nasce psicopata. Por outro lado, a sociopatia é desenvolvida durante a vida, por meio da educação, relações sociais ou traumas. ... Porém, isso diz respeito a aparências, pois psicopatas são incapazes de criar laços, mesmo com familiares.
Os psicopatas podem desejar relacionamentos íntimos, mas raramente são capazes de criá-los. Os psicopatas geralmente expressam o chamado estilo de apego esquivo. É provável que falhem quando tentam criar um vínculo emocional com outras pessoas devido à sua incapacidade de mostrar empatia e apego emocional.
Desapego emocional e falta de empatia são dois indicadores-chaves do transtorno de personalidade psicopática. Pessoas com alta pontuação de psicopatia podem formar relacionamentos românticos, podem se casar ou estabelecerem um vínculo de comprometimento.
Um psicopata tem mania de mentira. Eles criam histórias (geralmente muito detalhadas) para te fazer acreditar em algo e te manipulam a acreditar em sua mentira. ... Como eles sabem que muitas pessoas não gostam dessas condutas, inventam mentiras para te manipular e não perceber que ele é desonesto.
Sociopata: características Costumam ser bastante corretos no primeiro contato, falam muito e se sentem seguros deles mesmos e de suas ideias. É por isso que não é estranho sentir até atração por eles.
Os Sociopatas funcionais, são alguém que apesar de sofrer de uma sociopatia, tem essa situação sob controle, ou seja, os efeitos da sociopatia não afetam muito a sua interação com outras pessoas.
É o caso dos chamados “psicopatas funcionais”. “O psicopata funcional não causa necessariamente danos aos outros. Ele é psicologicamente apto a regular suas ações de acordo com cada contexto e utiliza seus traços de personalidade para o benefício da sociedade”, explica Dutton.