Aumenta a imunidade Por ser rico em vitamina C e zinco, o caju é benéfico para o sistema imunológico. A vitamina C contribui para as defesas do organismo, pois protege o tecido epitelial e promove atividade antioxidante. O zinco, por sua vez, contribui para diminuir o estresse oxidativo e o surgimento de inflamações.
Modo de Preparo Lave bem os cajás e descasque-os. Coloque a água filtrada no liquidificador, adicione as cascas dos cajás e bata bem. Passe por uma peneira, coloque açúcar a gosto e leve à geladeira. Beber geladinho.
Lave muito bem os umbus, coloque em uma panela e cubra as frutas com água. Leve ao fogo e deixe ferver. Quando as frutas se partirem e estejam cozidas. Desligue e espere esfriar um pouco até que você consiga mexer nela.
Os principais benefícios da cajá podem ser: Ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias; Melhorar a saúde da pele e dos olhos por ter vitamina A; Combater as doenças cardiovasculares por ter antioxidantes.
105kcal
O umbu-cajá é um híbrido do cajazinho com o umbu, que por sua vez é uma árvore símbolo do semiárido nordestino (presente no agreste, na caatinga e no cariri), e que produz um tubérculo com capacidade de armazenar água, e por conta dessa capacidade foi chamada de “árvore sagrada do sertão” pelo Euclides da Cunha, mas ...
Um maracujá de 100 gramas contém 98 calorias, 1 g de gordura, 2 g de proteína, 23 g de carboidratos, 10 g de fibra, 11 g de açúcar, 12 mg de cálcio, 1,6 mg de ferro e 30 mg de vitamina C. O maracujá é uma boa fonte de minerais.
Quais combinações têm menos calorias? "De maneira geral, as frutas mais aquosas (melancia, uva, maracujá, melão) são menos calóricas do que as mais densas (coco, goiaba, banana, maçã, manga, abacate, pera, açaí). Prefira laranja com caju ou mistura entre laranjas", explicou a nutricionista.
“O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio”, enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. “Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel”, acrescenta a nutricionista Vanderlí F.
O maracujá apresenta ação sedativa e calmante, analgésica, refrescante, que reduz a pressão sanguínea, tônica para o coração, relaxante para os vasos sanguíneos, que diminui os espasmos, antioxidante e propriedades diuréticas.
Muitos dos benefícios a seguir estão na casca ou entrecasca do alimento, que normalmente é consumida em forma de farinha.
Para fazer o suco basta bater no liquidificador 1 maracujá, 1 copo de água e mel para adoçar. Coar e tomar a seguir. Se tomar este suco diariamente após as 17 horas verá uma melhora na qualidade do sono em poucos dias.
Para prepará-lo, adicione duas colheres de chá de folhas de maracujá trituradas ou frescas em uma xícara de água fervente. Tampe, deixe repousar por 10 minutos e coe. Além do chá de folhas de maracujá, a flor desse fruto, chamada de passiflora, é muito eficaz para induzir ao sono.
Corte os maracujás ao meio, retire e a polpa e corte a casca em tiras finas. Feito isso, coloque as tiras em uma assadeira e leve ao forno médio por 30 minutos ou até ficarem bem sequinhas. Após esfriarem, bata no liquidificador até que se transformem em farinha. Passe numa peneira e guarde.
Ela pode ser consumida com frutas, na vitamina ou em sucos. Para a geleia, você só precisa de água, açúcar, suco de maracujá e as próprias cascas. ... Depois é só aproveitar a parte branca da casca e batê-la no liquidificador com o suco de maracujá.
Modo de Preparo
A casca de maracujá é rica em vitaminas, principalmente a vitamina C, e fibras. Ainda, pode ser usada de diversas maneiras – como chá, farinha, em sucos e mais.
Como consumir a farinha de maracujá Ela pode ser consumida cerca de 30 minutos antes das refeições, para trazer saciedade e evitar o exagero ao comer. Mas também pode ser consumida nas preparações, polvilhada em frutas, dissolvida em sucos, batidas de frutas, iogurtes, sobre os alimentos, entre outros.
Farinha de Maracujá: para que serve e como fazer. A farinha de marujá é rica em fibras, vitaminas e minerais, podendo ser considerada uma ótima aliada do processo de emagrecimento. Além disso, devido às suas propriedades ajuda a regular os níveis de colesterol e glicose, além de garantir a sensação de saciedade.
Dentro do organismo ela forma um gel,dificultando a absorção rápida dos carboidratos de uma forma geral,inclusive da glicose. A farinha é feita se triturando a casca do maracujá e depois deve ser usada colocando-se uma ou duas colheres de sobremesa no leite ou num suco de frutas e depois beber.